Fotos: Divulgação


Há cerca de duas semanas, o Fluminense vendeu o atacante Richarlison para o Watford, da Inglaterra, por 12,5 milhões de euros (cerca de R$46 milhões)​. Com direito a metade deste dinheiro, o Flu foi ao mercado em busca de um substituto. Encontrou em Robinho, do Figueirense. O Tricolor sacramentou a compra de 50% dos direitos do jogador por cerca de R$7,5 milhões. Mas, no fim das contas, o que muda dentro de campo no time das Laranjeiras com essa "troca"?


Você se considera o torcedor mais fanático pelo seu clube? Então, clique aqui e prove isso participando de um game!


O Esporte Interativo analisou no Footstats os principais números dos dois jogadores na Série A e B deste ano. Com características parecidas - muita intensidade, movimentação pelos lados do campo (principalmente pela esquerda) e boa finalização -, o técnico Abel Braga pode encontrar em Robinho um jogador que vai suprir a saída de Richarlison. Os dois, além de conseguirem criar oportunidades a partir de jogadas individuais, marcam forte e dão combate, ajudando a defesa, um ponto fundamental do esquema do Tricolor.


Apesar disso, os dois ainda tem um fundamento a melhorar: o passe. Se Robinho foi o jogador que mais errou este quesito no Figueirense (92), Richarlison é o quarto do Flu, mas são 56 errados em 258 tentados, uma média alta de erros.


Para Abel Braga, Robinho pode ser a aposta certeira para manter o seu estilo de jogo sem perder a intensidade, energia e entrega que Richarlison deixava dentro das quatro linhas. Para a torcida do Fluminense, ele pode ser um novo xodó, como era o ex-camisa 70. Para a diretoria, uma aposta, já que o novo reforço tricolor tem 22 anos e potencial para render alguns milhões em uma futura venda.


Confira a comparação dos números de Richarlison e Robinho na Série A e B deste ano:

QuesitoRicharliso​nRobinho
Jogos14​18​
Passes certos​202433​
Passes errados56​​92
Finalizações certas​11​12
Finalizações erradas​14​18
Gols​5​7
Assistências​22​
Cruzamentos certos​4​12
Cruzamentos errados​18​48
Desarmes​19​24
Faltas cometidas​39​26
Faltas sofridas​31​31

Números: Footstats

jgfn

Clique aqui e participe!