Futebol Brasileiro Notícias

Saiba o que o seu time precisa fazer para se classificar na Copinha

por Raphael Aleixo

Depois de duas rodadas com muitas goleadas e alguns tropeços dos times grandes, a última rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa hoje, traz definições sobre quem se classifica para o mata-mata da Copinha. Os dois primeiros colocados de cada um dos 32 grupos avançam para a segunda fase.

Perdeu o que aconteceu no principal campeonato de base do Brasil? A gente te diz o que os times da Série A precisam fazer para avançar:

Athletico-PR

O Furacão venceu os dois jogos que disputou (duas vitórias por 3 a 0 contra o Comercial e o CSP) e precisa de um simples empate com o Tupã (09/01, 20:15) para garantir participação no mata-mata pela 5ª edição consecutiva.

Atlético-MG

O Atlético-MG tem 100% de aproveitamento até aqui: fez 2 a 0 no Aquidauanense na primeira rodada e goleou o Jacobina por 5 a 1 no segundo jogo. Isso deixa o Galo com a classificação encaminhada: enfrenta o vice-líder Água Santa (10/01, 15:30) precisando de um empate simples para classificar – mas tem grande chance de classificação mesmo em caso de derrota.

Avaí

Depois de fazer 7 a 0 no Inter de Limeira no primeiro jogo, o Avaí perdeu o segundo jogo para o América-RN por 2 a 1 e agora precisa uma de vitória contra o líder Juventus-SP (09.01, 16:00) para garantir a classificação. O empate classifica o Leão se o América-RN e Inter de Limeira empatarem. Uma derrota elimina o time catarinense.

Bahia

Com uma vitória e um empate até aqui (3×1 contra o Boavista e 1×1 com o Guarani), o Bahia busca a classificação contra o Taguaritinga (09/01, 16:00), com quem está empatado com 4 pontos. A classificação é certa caso ganhe o jogo, mas um empate deixa o Leão em situação perigosa: o Guarani enfrenta o Boavista e pode ultrapassar o time baiano no saldo de gols.

Botafogo

O alvinegro carioca está com uma situação complicada na Copinha: empatou o primeiro jogo contra o Horizonte (1 a 1) e perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá – jogo em que também viu Luiz Guilherme ser expulso após agredir um adversário. Para alcançar a classificação, o Botafogo precisa ganhar o jogo contra o Francana (08/01, 19:15) e torcer para o Cuiabá não vencer o Horizonte.

Ceará

O Vozão enfrenta o Andradina (09/01, 16:00) precisando de uma vitória simples para se classificar. Caso empate, tem que ficar de olho no jogo da Ponte Preta, que pode ultrapassar o time nordestino no saldo de gols em caso de vitória. Até agora o Ceará venceu o Ceilândia (2 a 1) e empatou com a Ponte Preta (1 a 1).

Chapecoense

A Chapecoense somou somente um ponto na Copinha até agora: perdeu para o líder e já classificado São José por 2×1 e empatou sem gols com o Rio Preto. Agora, para se classificar, precisa ganhar da Penapolense (09/01, 17:00) e torcer pro Rio Preto não ganhar do São José. Caso empate, o time catarinense dependerá de uma derrota do Rio Preto para ter chance de se classificar no saldo de gols.

Corinthians

O maior vencedor da Copinha, com 10 títulos, já conseguiu a classificação para a segunda fase. Com duas vitórias em dois jogos (3 a 2 contra o Capital e 4 a 1 contra o Sinop), o Timão disputa o primeiro lugar do grupo contra o Ituano (08/01, 21:30).

Cruzeiro

A Raposa tem uma vitória (3 a 0 contra o Babaçu) e um empate (1 a 1 com a Linense) nos seus dois primeiros jogos. No seu jogo com o líder Marília (08/01, 17:00), um empate é suficiente para classificação – mas precisa vencer caso queira a primeira posição do grupo 3.

CSA

O CSA enfrenta o São Bernardo FC (09/01, 13:45) num confronto direto pela classificação e garante a classificação se ganhar o jogo. Em caso de empate, depende de uma derrota do EC São Bernardo contra o ABC. Perder eliminaria o time alagoano que faz a volta à primeira divisão do Brasileirão após 31 anos. Nos primeiros jogos, o CSA perdeu por 3 a 0 par ao EC São Bernardo e venceu o ABC por 2 a 0.

Flamengo

O atual campeão da Copinha tropeçou contra o Trindade, perdendo por 1 a 0 e agora precisa vencer o Jaguariuna (09/01, 16:00) para se classificar. Caso empate, tem que torcer para o River-AC não vencer o seu jogo – um empate do time acreano pode levar a disputa com o Mengão para o saldo de gols. Na estreia da competição, o Flamengo venceu justamente o River por 4 a 0.

Fluminense

O Fluminense é outro time que já conseguiu a sua classificação para a segunda fase: com 100% de aproveitamento (7 a 0 no Parnahyba e 2 a 0 contra o Sete de Dourados), o tricolor carioca joga com o Audax – também já classificado – pela liderança do grupo 23.

Fortaleza

O Leão do Pici também ganhou seus dois jogos e conseguiu a classificação antecipada. Após vencer o Queimadense (2 a 0) e o Sertãozinho (4 a 0), Fortaleza e Primavera (09/01, 16:00) se enfrentam pra descobrir quem se classifica em primeiro no grupo.

Goiás

O Goiás é mais um time que ganhou todos os jogos disputados: depois de fazer 5 a 0 no São Bento e 2 a 0 no Santa Cruz, o Esmeraldino enfrenta o também invicto Nacional (09/01, 16:00) valendo a ponta do grupo 31.

Grêmio

O time gaúcho pega o Oeste (10/01, 21:30), líder do grupo 21, para confirmar a classificação à segunda fase. Com um empate e uma vitória (2×2 contra o Lagarto e 7×0 contra o São Raimundo), o Grêmio estará no mata-mata se vencer ou empatar o jogo – e mesmo se perder poderá confirmar a classificação, já que tem 8 gols a mais de saldo em relação ao terceiro colocado Lagarto.

Internacional

O Colorado também conseguiu se classificar para a segunda fase com uma rodada de antecedência, após vencer os dois primeiros jogos. Um empate contra o Votuporanguense (09/01, 16:00) é suficiente para garantir a primeira posição do seu grupo. Nas primeiras rodadas, o Inter fez 4 a 0 no Trem e 2 a 0 no jogo contra o Batatais.

Palmeiras

O Porco, com presença assegurada no mata-mata, enfrenta o Capivariano (09/01, 21:30) para confirmar o primeiro lugar no grupo 13. O time paulista venceu os dois primeiros jogos na Copinha: 2 a 0 contra o Galvez e 1 a 0 enfrentando o Piracicaba.

Santos

Os meninos da Vila se complicaram após a derrota por 2 a 1 para o São Caetano e estão na terceira posição do grupo 25. Agora, terão pela frente um confronto direto contra o União Mogi (10/01, 19:30). A vitória no jogo garante a classificação para segunda fase e o empate faz com que o Santos dependa de derrota do São Caetano para o Sergipe – time que na estreia da competição perdeu para o Santos pelo placar de 5 a 1.

São Paulo

O tricolor paulista fez o dever de casa: após golear o Holanda por 7 a 2 e vencer por 3 a 0 o Serra, o time já está na segunda fase da Copinha. Na última rodada, enfrenta a Ferroviária (09/01, 19:00) para definir o líder do grupo.

Vasco

Líder do grupo 27, o cruzmaltino tem uma vitória – 4 a 1 contra o Carajás – e um empate sem gols com o Tubarão até agora. Enfrenta o Taubaté (09/01, 13:45) para confirmar a classificação – um empate é suficiente para garantir a presença na segunda fase.