Futebol Brasileiro Notícias

Guia dos Estaduais: Carioca 2019

por Raphael Aleixo

O Cariocão que começa no próximo sábado, na verdade, já começou: 6 times disputaram uma fase preliminar para definir os dois times que vão para a fase principal do torneio e quais disputarão o Quadrangular do Rebaixamento – o temido Grupo X.

A Seletiva pra 2019 teve jogos desde dezembro e viu Resende e Americano se juntando a outros 10 times para a disputa principal do estadual. Por outro lado, América, Goytacaz, Macaé e Nova Iguaçu já começam 2019 brigando para não disputarem a Série B1 do Carioca ainda esse ano.

Os dois times que se salvarem do rebaixamento disputarão a Seletiva de 2020 junto com os 2 piores times na classificação geral da fase principal e dois times que virão da própria Série B1 de 2019.

Ao todo, o Carioca tem 3 etapas: a seletiva (já disputada), a Fase Principal e a Fase Final.

Fase Principal

A fase principal do Campeonato Carioca é disputada em 2 turnos: a Taça Guanabara e a Taça Rio, que possuem regulamentos diferentes. Os grupos foram sorteados em outubro de 2018 e ficaram da seguinte maneira:

Grupo A Grupo B
Americano Bangu
Fluminense Boavista
Madureira Botafogo
Portuguesa Cabofriense
Vasco Flamengo
Volta Redonda Resende

Taça Guanabara – de 19/01 a 17/02

Os times se enfrentam dentro de cada grupo, em um total de 5 partidas.

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais, disputadas em cruzamento olímpico (1º do grupo A x 2º do grupo B e 1º do grupo B x 2º do grupo A).
Em caso de empate na semifinal, se classifica o líder do grupo. Na final, também disputada em jogo único, não há vantagem de empate para nenhum time.
O vencedor leva pra casa a Taça Guanabara e uma vaga para a Fase Final do Campeonato Carioca

Taça Rio – de 23/02 a 04/04

Os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B e cada time faz 6 partidas.
Assim como na Taça Guanabara, os dois primeiros de cada grupo passam para as semifinais e o formato se repete: cruzamento olímpico com vantagem do empate para o time que se classificou em primeiro. A Final é em jogo único e sem vantagem de empate para ninguém.
O vencedor leva a Taça Rio para a sua sala de troféus, além de uma vaga para a Fase Final do Campeonato Carioca

Fase Final – 06/04 a 21/04

Agora começa a ficar um pouco complicado: além dos vencedores de cada turno, a classificação geral (soma dos pontos dos times nas Taças Guanabara e Rio) passa a ser um fator importante para definir quem estará na disputa.

São dois cenários diferentes, dependendo dos resultados da Fase Principal:

Caso o mesmo time vença a Taça Guanabara e a Taça Rio

Caso um só time vença os dois turnos, estará automaticamente classificado para a grande final do Campeonato Carioca.

Pra decidir o outro finalista, haverá um confronto em jogo único entre os dois times de melhor campanha na classificação geral, com vantagem do empate para o melhor time.

A grande final é disputada em dois jogos, e a vantagem do empate é do time que ganhou os dois turnos da fase principal. O vencedor será o Campeão Carioca de 2019

Caso times diferentes vençam os turnos

Caso dois times diferentes vençam a Taça Guanabara e a Taça Rio, os dois serão cabeças de chave nas semifinais e enfrentarão os dois times com melhor desempenho classificação geral.

As semifinais acontecem em jogo único, com vantagem de empate para os campeões de turno.

Na grande final, disputada em dois jogos, nenhum time tem vantagem de empate. Em caso de igualdade, haverá disputa de pênaltis para descobrir quem fica com a taça.

Jogos da primeira rodada
19/01, 17h00 Madureira Vasco
19/01, 19h00 Fluminense Volta Redonda
20/01, 16h30 Portuguesa Americano
20/01, 17h00 Flamengo Bangu
20/01, 19h00 Boavista Resende
20/01, 19h00 Cabofriense Botafogo