Melhor Futebol do Mundo Notícias

Supercopa da Itália: uma disputa esportiva e política

A Supercopa da Itália, na qual os campeões da Série A Italiana e da Copa da Itália se enfrentam, promete ser diferente esse ano. O jogo entre Juventus e Milan no King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita, às 15h30 (de Brasília) vai ser marcado por fortes embates esportivos, mas também políticos.

Uma vitória no confronto desta tarde pode garantir ao Cristiano Ronaldo sua primeira conquista com a camisa da Juventus, time em que joga desde julho do ano passado. A partida também é significativa para alguns brasileiros: pelo Milan, Lucas Paquetá pode levantar a taça pela primeira vez atuando no futebol internacional.

No entanto, a escolha da Arábia Saudita como sede do jogo gerou polêmicas. Há alguns meses, o jornalista Jamal Khashoggi foi assassinado no consulado saudita em Istambul.  Além de gerar pressão em cima dos dirigentes do futebol italiano para o cancelamento do jogo, a partida também foi alvo de críticas do sindicato dos jornalistas da RAI. Isso porque a rede estatal de rádio e TV da Itália, que vai transmitir o confronto, declarou que era “absurdo e inaceitável” realizar o jogo no país mesmo após os agentes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos terem concluído que o assassinato foi feito a mando do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.