Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

10/5/1970 - Dia das Mães e de tédio em Guanajuato

Atletas e comissão técnica reclamam da falta de melhores condições na concentração na altitude mexicana.

Pelé arrumou um violão para tocar e espantar - ou não - o tédio
Pelé arrumou um violão para tocar e espantar - ou não - o tédio - JORNAL O GLOBO

Por Mauro Beting

Duas mil viagens de torcedores brasileiros para o México tinham sido canceladas. Motivo básico alegado: mau desempenho e/ou desconfiança do potencial da Seleção na Copa.

Agências de viagem tinham problemas e estavam ainda mais decepcionadas que a torcida. Elas estimavam 10 mil brasileiros no México. No final das contas, não passariam de mil turistas do Brasil nos estádios. Também por um motivo até então inédito. A Copa de 1970 era a primeira transmitida ao vivo para o país. Em preto e branco. E em cores para as menos de mil casas que então tinham televisores coloridos que receberiam o sinal em cores da Embratel.

O grupo da Seleção estava reunido desde a primeira quinzena de fevereiro. Não tinha amistoso naquele domingo de apenas 55 minutos de treino em Guanajuato.

Tinha 80 dólares cada jogador de diária pra gastar. E tinha muito tédio na concentração. A bola só iria rolar em 3 de junho para a Seleção.

Na semana que começava haveria coletivo na terça-feira. Treinos de manhã e de tarde. E amistoso contra o León no outro domingo.

Para piorar a longa espera, Guanajuato não era Guadalajara. O campo de treino era muito ruim. Com buracos e irregular. O departamento médico não tinha as melhores condições. Jornalistas reclamavam que o telex para enviar as reportagens mal funcionava. O planejamento da CBD não tinha sido bom.

Naquele domingo de Dia das Mães no Brasil, Zagallo conversou por uma rádio carioca com a mãe dele. Chorou muito na entrevista. Também porque era muito difícil e cara qualquer ligação internacional.

Os demais jogadores ficaram ainda mais sensíveis pela data e pelo tédio. "Saudades de Guadalajara. Aqui não tem nada para fazer", reclamou Gérson.

Zagallo também disse que não teria escolhido Guanajuato para se aclimatar à altitude. "Melhor seria Toluca [2.667m] ou a própria capital [2.250m]".

O chefe da delegação, brigadeiro Jerônimo Bastos, disse que não tinha mais como mudar a programação. "Agora é hora de sacrifícios e dedicação total".

O mesmo computador que havia "previsto" Brasil 3 x 0 Tchecoslováquia na estreia agora "empatava" a segunda partida contra a Inglaterra: 3 a 3.

Mais Vistas