Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

12 árbitros para uma rodada

Na retomada do campeonato carioca, comissão de arbitragem, por imposição da presidência, escolhe seleto grupo de 12 árbitros.

Arleu e Magalhães juntos fazem 7 escalas desta rodada
Arleu e Magalhães juntos fazem 7 escalas desta rodada (FERJ)

Por Péricles Bassols

No início do planejamento para o retorno, a comissão de arbitragem do Rio selecionou quase 40 árbitros para esta fase. De pronto, o presidente Rubens Lopes os reduziu para 12 e eu concordo com ele, mas suspeito que concordemos por motivos diferentes.
É natural que, como gestor, ele se preocupe com o gasto de testar muitos árbitros. E é natural que eu, como ex árbitro, saiba que selecionando um número menor, sendo eles os melhores e mais bem preparados, o resultado das arbitragens possa ser melhor.
Na escolha do grupo, senti falta de Marcelo de Lima, para mim um dos melhores árbitros do país no momento. Não faz sentido voltar sem a experiência dele. Espero que esteja na última rodada e nas finais.
Teremos prós e contras, como em quase todos os processos de decisões da vida. Alguns árbitros farão 4 jogos - dois no apito e dois na reserva - que é o caso de Bruno Arleu, árbitro FIFA do estado. Assim como teremos assistente "bandeirando" jogo em dias seguidos, caso de Rodrigo Corrêa, outro FIFA do estado.
Ao final das partidas, eles estarão mais cansados do que em uma semana normal de jogos, mas também estarão mais treinados para as finais. Alternar muitos árbitros neste momento seria ruim, haja vista que todos vêm de treinos em casa e sem treinamentos técnicos que, no caso dos árbitros, são os jogos.
Wagner Magalhães - outro árbitro FIFA do RJ - por exemplo, é empresário, dono de uma academia e se preparou para este retorno em seu próprio estabelecimento (fechado devido ao covid19) treinando sozinho. Ele fará hoje seu primeiro treino técnico em três meses, quando entrar para apitar Flamengo x Bangu. Apesar de a FERJ ter disponibilizado treinos on line com testes de vídeo, as reações em campo melhoram com a prática.
Pude falar com Wagner e Bruno hoje e a perspectiva é muito positiva:
"Estou na expectativa de fazer um grande jogo hoje", afirmou Magalhães. Já Arleu disse: "Sei que será desafiador, mas me preparei para isso. Nós sabíamos que quando voltasse, teríamos que dar o máximo."
Todos os árbitros serão submetidos hoje, antes do jogo, a um segundo teste. Nos resta torcer para que eles dêem o que têm de melhor. Eu sei que darão!

Mais Vistas