Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

14/6/1970 - Brasil 4 x 2 Peru

Partida em que o Brasil mais criou chances de gol até então. Vitória garantiu lugar na semifinal contra o Uruguai. A revanche do Maracanazo de 1950...

Jairzinho vai marcar o quarto gol brasileiro nas quartas-de-final de 1970
Jairzinho vai marcar o quarto gol brasileiro nas quartas-de-final de 1970 - JORNAL O GLOBO

Por Mauro Beting

BRASIL 4 X 2 PERU

14 de junho de 1970. 12h.

Quartas-de-final. Quarto jogo do Brasil na Copa de 1970.

54.233 pagantes.

Brasil no seu proto 4-2-3-1 que é definido pelo treinador e pelos atletas como 4-2-3-1. Peru no 4-3-3 que com a bola se projeta como 4-2-4.

Mais uma partida em que Zagallo foi obrigado a mexer nos 11 titulares por lesão. Marco Antonio voltou à equipe no lugar de Everaldo. Mas Gérson e Rivellino retornaram à equipe.

Antes do jogo, Pelé se ajoelhou no centro do gramado para amarrar as suas chuteiras da Puma. Primeiro grande jogada de marketing. Ele quase sempre fazia isso antes das partidas, porque sabia que chamaria a atenção geral e mesmo da televisão.

COMEÇOU – Brasil deixou claro com menos de dois minutos o que faria em boa parte do jogo: Gérson com a bola? Lançamento espetado para Jairzinho na ponta-direita. Bola com Rivellino? Tome bola longa para Jair. Era a orientação que Parreira passara a Zagallo depois de observar as primeiras partidas do Peru em León.

2min – Peru tinha ótimo time com a bola e buscava o ataque. Tostão fez falta quase na lateral-esquerda, recompondo a marcação. O time de Zagallo fazia algo único na época no futebol brasileiro: uma equipe que se fechava tanto e tão bem sem a bola. Aprendizado tático aprendido na Europa. E que o treinador conseguiu implementar desde que chegou à Seleção, em 18 de março de 1970.

2x0 em chances de gol para o Brasil – 3min – Gérson recebe na intermediária e procura Pelé entrando pela meia-direita. Lance parecido com o segundo gol brasileiro na estreia contra a Tchecoslováquia. O Rei matou no peito, passou pelo zagueiro (jogada parecida com um lance de gol anulado contra a Romênia) e, na saída do goleiro Rubiños, mandou na trave esquerda peruana. No rebote, Ele mesmo tocou de calcanhar para Tostão da pequena área jogar por cima. Duas oportunidades numa só jogadaça.

5min – O Brasil não rifava tiro de meta. Gérson sempre buscava a bola na entrada da área e saía organizando o jogo.

6min – Outro belo lance para Tostão ser derrubado sem bola. Toque genial de Pelé.

6min – Na cobrança de falta, Rivellino encheu o pé na bola que bateu na barreira esquerda, já que Rubiños fazia duas barreiras, e deixava o meio livre para ver a bola. Ou não.

7min – Brasil marca a saída de bola pressionando alto o time do técnico Didi. Seleção consegue alternar o bloco de marcação mais alto com o mais baixo. Time bastante dinâmico. Quando o Peru passava do meio-campo, só Tostão (ou Pelé) ficavam à frente da linha da bola: Jairzinho e Rivellino ficavam abertos, Clodoaldo e Gérson um tanto mais atrás.

GOL! BRASIL 1 X 0 PERU. RIVELLINO. 10min. PÉ ESQUERDO. DENTRO DA ÁREA. Pelé cruzou da direita, o lateral Campos matou a bola e a defesa com o pescoço, Tostão pegou o rebote e rolou na esquerda para a bomba de pé esquerdo cruzado indefensável de Rivellino, que ainda bateu no pé esquerdo da trave peruana. Justo. 3 x 0 Brasil em chances criadas.

11min – Brasil joga bonito e bem. Sensacional tabelinha por dentro entre Tostão (dois toques) e Pelé (três), parada só na pancada no Rei. Quando assumiu a Seleção, Zagallo queria um centroavante do tipo de Roberto ou mesmo Dario porque entendia que não haveria no México espaço para jogadas como essa que o Brasil faria em todo o Mundial...

14min – Rivellino é desarmado dentro da área por Chumpitáz, em grande arrancada de Pelé pela esquerda, tocando pra Tostão cruzar da ponta-esquerda para Riva como centroavante. Intensão movimentação e troca de funções no ataque brasileiro em excelente começo. Parecido com o do jogo contra Romênia.

GOL. TOSTÃO. 2x0 BRASIL. 15min. PÉ ESQUERDO. DENTRO DA ÁREA. Tostão bateu curto o escanteio pra Rivellino devolver e o camisa 9 bater sem ângulo, em frangaço do pavoroso Rubiños. Se é fato que a bola quicou antes no gramado atrapalhando o Didi-Dedé-Mussum-Zacarias arqueiro peruano. 4 x 0 em chances.

17min – Rivellino bate da intermediária direto pro gol. Rubiños não fez barreira e deixou a bola entrar porque era tiro livre indireto.

20min – Brasil menos intenso e brilhante do que nos 3 x 2 contra a Romênia (nos primeiros 25 minutos da partida anterior). Também porque já abriu considerável vantagem nos 15 iniciais. Clodoaldo, com mais obrigações defensivas, saindo menos da entrada da área. Os laterais, dando ótimas opções de ataque.

1x4 chance do Peru – 21min – Perico León em grande tabela com o craque Cubillas aparece na cara de Félix e bate forte para excelente defesa do goleiro brasileiro. Mais uma sem luvas. E o Brasil com as meias cinzas do Botafogo.

5x1 – 24min – Pelé tenta por cobertura da entrada da área e manda por cima. Grande arrancada de Rivellino como se fosse um ponta-esquerda em lance iniciado na defesa em excelente desarme e saída pro jogo de Piazza.

GOL. PERU 1 X 2 BRASIL. GALLARDO. 27min. PÉ ESQUERDO. FORA DA ÁREA. Lançado por Cubillas, passou por Carlos Alberto e sem ângulo mandou a bomba quando se esperava o cruzamento. Félix aceitou. 2 x 5 em chances criadas.

28min – Pelé, na saída de bola, tenta encobrir o fraco Rubiños. Não era a primeira vez em 1970. Já havia feito contra a Argentina, no Beira-Rio, ainda com Saldanha. Depois na estreia de Zagallo no Morumbi, contra o Chile. E, claro, mas só aquele lembrado na estreia da Copa de 1970.

6x2 – 34min – Grande arrancada de Tostão pela meia-direita. Não fosse a interceptação de Chumpitáz poderia ter saído o terceiro gol. Brasil baixa um pouco a guarda e o ritmo. Mas genialidade da equipe desequilibra.

7x2 – 36min – Pelé recebeu de Jair de fora da área e manda de esquerda. Rubiños larga feio a bola que bate na trave direita e o goleiro, ainda na sequência, quase faz gol contra.

40min – Tiro livre discutível discutível de Brito em Perico León dentro da área. Oito na barreira protegendo o canto esquerdo de Félix.

3x7 – 42min – Cubillas jogou por cima a falta. Sorte nossa.

8x3 – 44min - Sensacional drible de rivellino que chuta, Rubiños espalma, no rebote Pelé quase faz e o irrecuperável goleiro se recupera evitando o gol contra de Fuentes.

PLACAR VIRTUAL 1º TEMPO – BRASIL 8 X 3

NOTA DO PRIMEIRO TEMPO – 7 – Brasil 8 x 6 Peru

RECOMEÇOU

30s – Partidaça de Tostão, caindo pela direita no lance e metendo caneta em Fuentes.

1x0 em chances brasileiras na segunda etapa– 4min – Jairzinho pega rebote de saída atrapalhada de Rubiños depois de cruzamento em grande lance de Riva pela esquerda, e chuta à direita da meta.

2x0 – 6min – Pelé rola pra Carlos Alberto mandar o sapato: repeteco antecipado do golaço espetacular que que aconteceria contra a Itália, na final da Copa de 1970.

GOL! TOSTÃO. 6min. BRASIL 3 X 1 PERU. PÉ ESQUERDO. PEQUENA ÁREA. Pelé tocou pra Jair que tocou atrás da zaga pro Rei. Ele cruzou, a bola bateu na zaga e tirou Rubiños do lance e veio Tostão e fez o gol. O camisa 9 botou a mão no rosto que levou a cotovelada. 3 x 0 chances

TROCA PERU – 7min – HUGO SOTIL X BYLÓN. Equipe para ficar mais ofensiva.

4x0 – 7min – Lançamento espetacular de Rivellino pra Jairzinho na ponta-direita. Ele passa pelo goleiro, mas a zaga se recupera e salva: impressionante Jair: ele saiu atrás de Fuentes e chegou na frente do rival. Que fase!

TROCA PERU – 15min – REYES X PERICO LEÓN. Mais força à frente.

16min - Brasil se fecha mais e Peru vai chegando. Hugo Sotil cruzou da direita e Félix saiu mal numa bola que não precisava. A Seleção ainda sofria mais do que o necessário.

5x0 – 18min – Gérson entra de carrinho aproveitando falta cruzada por Rivellino. Rubiños desta vez aparece bem.

6x0 – 20min – Carlos Alberto aparece livre pela ponta mas pega mal na bola.

TROCA – 21min – PAULO CÉSAR X GÉRSON – Exausto. PC entra aberto pela esquerda, e Rivellino faz a de Gérson.

7x0 – 21min – Pelé bate a bola na zaga, em belo lance de Jair pela ponta-direita.

22min – Tostão dá combate na entrada da área. Impressiona a vontade e também a superação atlética do Brasil.

GOL! PERU 2 x 3 BRASIL. CUBILLAS. 24min. PÉ DIREITO. DENTRO DA ÁREA. Sotil armou por dentro uma jogada que bateu nas costas de Marco Antonio, subiu e sobrou pro sem pulo do Cubillas, no meio do gol. 1 x 7 em chances.

26min – Seleção peruana se anima. Tostão inverte com Pelé. O Rei fica mais à frente sem a bola, e Tostão recompõe mais sem a bola.

8x1 – 28min – Pelé manda a bomba no travessão na cobrança de falta. Terceira bola na trave Dele.

29min – Brasil merece a vitória. Até por um placar muito maior. Mas é inegável que a presença de um goleiro bisonho como Rubiños facilita. Carlos Alberto cruza da direita e o goleiro peruano sai da meta como se nunca tivesse jogado um minuto de futebol.

GOL! BRASIL 4 x 2 PERU. JAIRZINHO. 29min. PÉ DIREITO. PEQUENA ÁREA. PC roubou a bola na lateral-esquerda e tocou para Tostão no meio. Na troca de bola, Rivellino achou Jair pela esquerda escapando para driblar Rubiños e fazer o gol. 9 x 1 em chances. TUDO QUE PARREIRA HAVIA RECOMENDADO O BRASIL FAZER A SELEÇÃO ESTAVA FAZENDO: ligação rápida com o ataquem chutes de longa distância.

TROCA BRASIL – ROBERTO X JAIRZINHO – 34min. Mais para poupar o Furacão.

2x9 – 34min – Cubillas vai entrando no meio da zaga brasileira e a bola sobra pra Félix.

10x2 – 35min - Pelé insaciável pela esquerda. Ele tenta de fora a bola que sai desviada para escanteio.

11x2 – 36min – Tostão dribla um mas é travado na hora. Roberto entrou bem no jogo, aberto pela direita.

3x11 – 40 – Cubillas pega rebote na entrada da área e bate à direita de Félix, que faz ótima defesa mandando a escanteio.

12x3 – 42min – Maravilhosa tabela entre Rivellino e Tostão. O camisa 11 entra na área e tromba com Rubiños. Dava para discutir se o horrendo goleiro peruano não cometeu pênalti.

13x3 – 43min – Outra bela tabela entre Rivellino e Pelé. O corintiano pegou de sem pulo de direita para boa defesa de Rubiños. Duas raridades. Sem-pulo de direita de Riva, e boa defesa de Rubiños.

14x3 – 44min – Roberto sozinho cabeceia muito mal, depois de belo cruzamento de Pelé.

Nota segundo tempo 8 – Brasil 8 x 5 Peru

PLACAR VIRTUAL 2º TEMPO – BRASIL 14 X 3 PERU.

PLACAR VIRTUAL DO JOGO – BRASIL 22 X 11 PERU.

NOTA DA PARTIDA 8 –

NOTA DO BRASIL 8 X 5 PERU

FÉLIX (5,5) – Inseguro em alguns lances, falhou feio no primeiro gol peruano.

CARLOS ALBERTO (7,5) – Muito bem no apoio, mas sofreu com Gallardo.

BRITO (7) – Firme e eficiente, como em toda a Copa.

PIAZZA (7) – Ótimos desarmes e antecipações.

MARCO ANTONIO (6,5) – Melhor partida em muito tempo. Poderia ter apoiado um pouco mais.

CLODOALDO (7) – Menos brilhante atuação, também porque preocupado com Cubillas.

GÉRSON (7) – Não estava 100% fisicamente, saiu menos para o jogo, mas importante na bola longa.

[PAULO CÉSAR CAJU (7)] – Entrou muito bem, também taticamente na recomposição

JAIRZINHO (7,5) – Não foi a sua melhor partida. Mas ainda muito acima da média de um time que teve 22 chances de gols.

[ROBERTO MIRANDA (7)] – Deslocado pela direita, fez ótima partida.

PELÉ (8) – Uma de suas melhores atuações. Pelo time e com a equipe.

RIVELLINO (8,5) – Cada vez melhor e mais participativo

TOSTÃO (9) – Coroada com gols, a grande partida que ele merecia fazer.

TÉCNICO: ZAGALLO (7,5) – Fez a equipe aprender a marcar sem a bola.

PERU -

1-Rubiños (3)

2-Campos (4,5), 14-Fernández (x), 4-Chumpitáz (5,5) e 5-Fuentes (5);

7-Challe (6,5), 6-Mifflin (7) e 10-Cubillas (7,5);

8-Baylón (5,5) [20-Hugo Sotil (6)], 9-Perico León (5) [19-Reyes (5)] e 11-Gallardo (7).

Técnico Didi (7)

Árbitro -

Mais Vistas