Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

17/6/1970 - Brasil 3 x 1 Uruguai

O Brasil "conquistava" a América na grande semifinal e espetacular virada, em Guadalajara, contra o desgastado Uruguai - sem o craque Pedro Rocha. A adversária na final na Cidade do México seria a Itália, que mais cedo naquela quarta-feira vencera na prorrogação sensacional a Alemanha, na luta pela posse definitiva da Jules Rimet (pelo menos até ser derretida em 1983...)

Mazurkiewicz desolado com o terceiro gol e o sombrero como testemunha
Mazurkiewicz desolado com o terceiro gol e o sombrero como testemunha - FOTO O GLOBO

Por Mauro Beting

BRASIL 3 X 1 URUGUAI

Semifinal da Copa de 1970. Quinta partida do Brasil

Quarta-feira, 17 de junho de 1970. 16h.

Estádio Jalisco, Guadalajara

51.261 pagantes

Árbitro – José Maria Ortiz de Mendibil (Espanha).

Uruguai só tomou um gol na Copa inteira. Mesmo time das quartas-de-final. Mas sem o maior uruguaio de todos os tempos - Pedro Rocha. Everaldo voltava ao Brasil recuperado de lesão.

Carlos Alberto perdeu de novo o toss. O time brasileiro tem que mudar de lado de novo para começar o jogo.

COMEÇOU:

2min – Rivellino recebe em seu campo pela esquerda e busca Pelé aberto à direita em parceria com Jair. Brasil tenta a ligação direta. Uruguai sai tocando a bola.

4min – Segunda grande arrancada de Jair passando pelo lateral-esquerdo Mujica - que mais tenta bater nele do que o marcar.

5min – Segunda falta por trás de Mujica em Jair, rente à lateral. Cartão amarelo que não era usual mostrar tão cedo. Jair sente bastante. Do outro lado, o excelente camisa 7 Cubilla roda bastante no ataque celeste. Assim como o ponta-esquerda Morales também busca o lado direito. Os dois não têm posição fixa no ataque celeste.

6min – Rivellino derruba Morales. Jogo mais pegado do que jogado, como o esperado.

0x1 chances de gol – 7min – Maneiro arrisca da meia direita para a defesa de Félix (novamente atuando sem luvas...). Erro no passe de Clodoaldo cria primeiro lance perigoso no clássico. Brasil erra passes que não são normais. Fantasma de 1950 no Jalisco?

0x2 – 9min – Mesma coisa. Clodoaldo erra outro passe no meio, Morales busca arrancada pela esquerda e inverte bola para Cubilla. Zaga afasta e Fontes pega o rebote e bate para Félix defender em dois tempos. Brasil vai se enervando. E levando a torcida junto.

9min – Jair dá um drible da vaca de costas em Mujica. Mas dois uruguaios fazem a cobertura. Quase todas as divididas são charrúas.

10min – Brasil erra passes muito fáceis. Clodoaldo sai com bola e tudo pela lateral. Pelé mal aparece no jogo.

11min - Primeira tentativa de Gérson entrando na área rival - mas é bloqueado por Cortés, escalado para não o deixar jogar.

13min – Piazza sai jogando mal e dá no pé de Morales. O lance era o mesmo: do ponta-esquerda para o direita Cubilla. Desta vez não rolou.

14min – Tostão sai bastante da área para dialogar com meio-campo. Mas está muto marcado. Rivellino começa muito aberto pela esquerda e participa pouco. Mas está jogando um pouco mais do que Pelé...

15min – Torcida grita “BRASIL”!

16min – O pior quarto de hora do Brasil na Copa. Nenhuma chance até agora criada.

17min – AMARELO – FONTES. Merecido. Levantou Everaldo depois de belo drible do lateral gremista. Segundo cartão para os uruguaios. Ao menos o árbitro estava segurando bem o antijogo.

GOL. CUBILLA. 1 X 0 URUGUAI. 18min. PÉ DIREITO. DENTRO DA ÁREA. Outro passe errado da zaga, desta vez de Brito. De novo estava atento Morales que lançou rápido pro outro lado buscando Cubilla, às costas de Everaldo. O ponta uruguaio, 7 como Ghigghia, avançou e bateu cruzado fraco. Félix se atrapalhou com o posicionamento e aceitou outro gol bizarro. Falha geral brasileira. 3 x 0 Uruguai em chances. Gol muito merecido.

20min – Everaldo toca para Rivellino rente à linha lateral e a bola passa bizarramente entre as pernas do genial camisa 11... O QUE ESTÁ ACONTECENDO, MEU PELÉ!?! E CADÊ VOCÊ, REI? CADÊ O MELHOR TIME DA COPA?

21min – Jairzinho tenta. Mas é derrubado pela quarta vez por Mujica...

22min – Torcida faz a parte dela e grita “BRASIL”!

24min – Cubilla cai pela esquerda e se mexe por todo o ataque. Maneiro joga muito e dá o ritmo ao Uruguai e ao jogo. Brasil segue mal. Mas parece menos nervoso.

25min – Montero Castillo marca muito bem Pelé e, desta vez, o violento volante não dá tanta porrada.

1x2 – 27min – Primeiro lance perigoso do Brasil. Um chute de canhota de longe de Clodoaldo, depois de Rivellino aparecer mais pela direita. Quase nada ainda.

29min – Pelé aparece e lança Jairzinho entrando em diagonal buscando o comando de ataque. Mas ele para na barreira de cinco uruguaios. Brasil lento e, quando consegue chegar, time celeste se fecha muito bem.

31min – Pelé agora aparece na área para cabecear, mas manda à esquerda do goleiraço uruguaio. Brasil chega um pouco mais. Mas só em bola cruzada ou parada.

34min – Pelé acorda, Brasil melhora. Mas ainda joga muito pouco. A pior partida da Seleção na Copa.

2x2 – 35min – Rivellino bate falta por cobertura quase na ponta-direita. Mazurkiewicz manda a escanteio.

36min – Brasil vai ganhando confiança. Grande arrancada de Rivellino (de novo por dentro, e melhor), até dividida feia com Maneiro. Recebeu o AMARELO o ótimo 10 uruguaio.

39min - Gérson encaixotado por Cortés e também Fontes. Ele conversa com Clodoaldo e sinaliza para Zagallo. O treinador acata. Gérson então fica mais na cabeça da área e Corró é liberado para apoiar mais.

39min - Bela enfiada de Pelé pra Jair, mas a bola sobrou pro goleiro.

40min – Pelé se mexe mais e cai pela direita, mas cruza muito mal uma bola por trás da meta uruguaia e é vaiado.

41min – Seleção previsível. Bola pela direita para Carlos Alberto que dá outro chuveirinho pra ninguém. Até porque Tostão é baixo, Pelé tem aparecido pouco na área, e Rivellino está caindo mais por dentro, sem ninguém pelo lado esquerdo.

42min – Pelé bate em gol para firme defesa do goleiro uruguaio, em falta criada em bela pedalada de Rivellino. Ainda é muito pouco.

3x2 – 44min – Tostão recebe de Jair pela meia direita e acha uma rara brecha mas pega mal de canhota para fora. Seleção vai chegando com trocas mais rápidas de bola.

GOL! BRASIL 1 X 1 URUGUAI. CLODOALDO. 45min25s. PÉ DIREITO, DENTRO DA ÁREA. A ideia de Gérson de ficar mais e liberar Corró para avançar deu muito certo. Clodoaldo avançou pela esquerda, tocou para Tostão rente à linha lateral, e o craque celeste deu um passe genial para o volante santista bater de sem-pulo com efeito, vencendo Mazurkiewicz. Nem Cortés e nem Fontes acompanharam Clodoaldo, que recebeu a bola às costas do zagueiraço Ancheta, que tinha saído para dar o bote. Golaço. 4 x 2 em chances para a Seleção.

FIM DO PRIMEIRO TEMPO – Uruguai bem melhor que o Brasil nos primeiros 35 minutos, mas criou poucas chances. Brasil fez sua pior exibição na Copa. Mas ainda achou o gol alentador no final.

Placar virtual 1º tempo – BRASIL 4 X 2

Nota Brasil 5 x 6 Uruguai

Melhores do Brasil: Jairzinho (6,5), Clodoaldo (6), Rivellino (6), Tostão (6 pelo passe do gol)

SEGUNDO TEMPO –

1x0 chances brasileiras – 2min – Jairzinho escapa do Mujica e do Matosas e na linha de fundo manda a bomba que Mazurkiewicz defende em dois tempos.

5min – Brasil volta bem melhor, mais confiante, acertando os passes, buscando mais o jogo e o gol. Rivellino inicia mais aberto pela esquerda.

9min – Porrada no Jairzinho feia pela ponta-esquerda. Nosso camisa 7 jogava e apanhava muito.

12min – Arrancada sensacional de Pelé. Ele pegou a bola no campo do Brasil, passou por quatro (Fontes, Cortés, Matosas e Ancheta) até ser derrubado na entrada da área por Ancheta (futuro zagueiraço do Grêmio). Fontes passou por Ele e pisou na perna direta do Rei. Fontes ainda tentou o levantar dando a mão a Pelé na maior cara de pau... Guarde esse lance. Como Pelé guardaria na cabeça – e no cotovelo direito. Na cobrança da falta, na entrada da área pela meia esquerda, Pelé bateu uma falta horrorosa, muito longe da meta celeste.

2x0 – 13min – Tiro de meta de Mazurkiewicz pelo lado esquerdo mal batido. A bola vai na intermediária em direção a Pelé. Ele emenda um sem-pulo sensacional para uma recuperação ainda melhor do goleiro. Geniais.

14min – Jairzinho passou por dois e rolou pra Pelé mandar uma bomba pra fora. Jair acabando com o jogo pela direita.

16min – Cubilla joga demais e dá caneta sensacional em Everaldo.

3x0 – 21min – Tostão pela esquerda, cortou por dentro e bateu fraco de direita.

23min – Gérson lança Pelé pela direita. Um minuto antes, Rivellino lança Tostão. Brasil ganha velocidade com bolas esticadas. Jair segue bem aberto, e Riva se mantém também pela esquerda.

TROCA URUGUAI – ESPÁRRAGO X CORTES – O atacante celeste era pra chegar nos dois da frente. Uruguai saía do 4-4-2 e virava 4-3-3. Mas não deu tempo. Fontes virou a bola no meio-campo errado. E...

GOL. 2 X 1 BRASIL. JAIRZINHO. 26min. GOLAÇO. Jair roubou a bola no passe errado de Fontes, tocou pra Pelé de primeira em passe genial para Tostão. O camisa 9 enfiou bola espetacular para Jairzinho ganhar na corrida de Matosas e bater cruzado na saída de Mazurkiewicz. 4 x 0 chances brasileiras.

28min – Pelé escapa pela esquerda às costas de Ubiñas e Fontes (o que havia pisado na perna real...) vai atrás Dele até levar a cotovelada de direita. Em vez de ser expulso como deveria, Pelé nada recebeu. Nem amarelo. E o árbitro marcou ainda falta para o Brasil?! Com o VAR, o Brasil não teria o Rei na final.

32min - Brasil melhora e marca mais forte.

33min – Jairzinho passou por dois e foi derrubado de novo por Mujica rente à linha lateral. Um baile do camisa 7 brasileiro.

4x0 – 34min – Gérson mandou a sapatada da meia direita para linda ponte sem largar de Mazurkiewicz. Uruguai não consegue atacar, Brasil administra muito bem a vantagem.

35min – Numa bola pela lateral, Jair deu nas costas de Mujica. O lateral se atirou no gramado. Hohberg, ex-atacante uruguaio na Copa de 1954, treinador charrua, invade o gramado para conversar com o árbitro. Zagallo faz o mesmo. Pelé tira o seu treinador do bolo.

1x4 – 39min – Félix se redime da falha bizarra no gol uruguaio evitando gol feito do mesmo Cubilla, que cabeceou livre às costas de Everaldo, depois de cruzamento de Mujica. Dentro da pequena área, o goleiro brasileiro fez um milagre.

40min – Pelé tenta outro gol da sua metade do campo, mas a bola desta vez mal chega na grande área uruguaia. Ele se desculpa com Jairzinho que era melhor opção. O Rei fazia bastante isso. Mas só o lance contra a Tchecoslováquia é lembrado.

GOL. 3 X 1 BRASIL. RIVELLINO. 44min. PÉ ESQUERDO. FORA DA ÁREA. Pelé escapa livre pela esquerda em bola espirrada por Ubiñas que Tostão toca de primeira e abre o lance até o bico da área. Pelé vai levando a bola e espera Rivellino. Ele rola a bola pra patada atômica vencer Mazurka. 5 x 1 em chances. Ado invade o gramado e pula sobre Riva, companheiro de Corinthians. Marco Antonio e comissão técnica também estavam em campo.

6x1 – 45min – Mais um não-gol genial de Pelé. Jairzinho rouba a bola na ponta-esquerda de Ubiñas, toca para Tostão que enfia a bola para o Rei. Ele dá um drible da vaca fora da área absurdo no goleiro e chuta cruzado pra fora a bola que passa raspando pelo Ancheta.

43min – Torcida grita “Brasil”.

FIM DE JOGO – Seleção fez um grande segundo tempo e mereceu quinta vitória seguida.

Festa no gramado. Ancheta tentou e não conseguiu trocar a camisa com Pelé. Também porque muita gente que invadiu o gramado queria a mesma coisa. Admildo Chirol conseguiu demover o Rei que manteve a camisa.

CHANCES DO BRASIL 2º TEMPO – 6 x 1 BRASIL

PLACAR VIRTUAL – BRASIL 10 X 3 URUGUAI

Juan Hohberg - "Esse quadro brasileiro não é nada superior ao uruguaio. A derrota de hoje nós colocamos nas costas da Fifa, que tudo dá para ajudar os seus times queridinhos. Nós fomos uma equipe nômade e tivemos que jogar em três cidades diferentes na Copa. O Brasil jogou sempre no mesmo estádio. Nós fizemos o que podíamos. Faltou-nos gás no final porque jogamos uma prorrogação na partida anterior. Além disso não pudemos contar com Pedro Rocha. É a mesma coisa que o Brasil jogar sem Pelé ou Tostão".

Zagallo - "Apesar do nosso nervosismo no começo e do gol deles, nossa seleção se encheu de brios a partir dali e merecemos a vitória. Nosso ataque só foi parado nas botinadas dos uruguaios. Tanto que tive que invadir o campo aquela hora pra pedir calma aos meus jogadores. Pra mim, a defesa da Inglaterra é melhor que a deles. Só o goleiro que é do mesmo nível que o Banks. Como nosso Félix mais uma vez fez grandes defesas na partida".

Félix - "No gol fui deslocado pelo Cubilla, porque ele não chutou, pegou de canela na bola e ela entrou".

Carlos Alberto - "Desde os juvenis do Fluminense eu não jogava com tanta vontade um jogo. O que faltou de técnica sobrou de garra".

Gérson - "Nós estávamos muito nervosos. Eles marcavam duro e muito bem. Mas depois vimos que o bicho não era tão feio".

Nelson Rodrigues - "O espectro de 50 foi varrido a pontapés. Pela primeira vez desde Pero Vaz de Caminha os turistas viam janelas patriotas. Das sacadas pendiam a nossa doce bandeira. (...). Sabe por que trememos nos primeiros minutos? Porque somos artistas. E eles têm uma larga é insuperável emotividade. Nós marcamos um gol e choramos. E daí? Vocês gostariam de ser impotentes do sentimento como Belzebu? A maior frustração de Satã é não ter em sua biografia uma única e escassa lágrima".

NOTAS DO BRASIL – 7,5

1-FÉLIX (5,5) – Uma falha bisonha no gol e uma defesa sensacional no final. Mais uma partida típica de Félix em 1970. De novo sem luvas.

4-CARLOS ALBERTO (6,5) – Melhor no apoio e com problemas para conter Morales.

2-BRITO (6) – Muito firme pelo alto.

3- PIAZZA (6) – Sofreu no primeiro tempo e foi eficiente na saída de jogo.

16-EVERALDO (5) – Cubilla jogou demais e foi às costas dele o gol uruguaio.

5-CLODOALDO (7,5) – Golaço no primeiro tempo e boa partida na segunda etapa.

8-GÉRSON (7) – Marcado muito no primeiro tempo, se sacrificou para Clodoaldo sair para o jogo.

7-JAIRZINHO (8,5) – O que mais jogou, quem mais apanhou, o melhor brasileiro na Copa.

10-PELÉ (7,5) – Estava sumido. Em alguns lances fez mais do que todos no Universo.

11-RIVELLINO (8) – Mais aberto pela esquerda, fez um golaço.

9-TOSTÃO (7) – Não foi a mais brilhante exibição com a bola. Mas abriu muitos espaços com a notável inteligência.

TÉCNICO: ZAGALLO (7,5) – Aceitou a ideia tática da troca entre Gérson e Clodoaldo e ajustou melhor a equipe na segunda etapa.

NOTAS DO URUGUAI -

1-Mazurkiewicz (6,5)

4-Ubiña5 (6), 2-Ancheta (7), 3-Matosas (5) e 6-Mujica (4);

20-Cortés (5), 15-Fontes (5,5), 5-Montero Castillo (6) e 10-Maneiro (7) [9-Espárrago (5)];

7-Cubilla (8,5) e 11-Morales (7)

Técnico: Juan Eduardo Hohberg (7)

NOTA DO JOGO – 7,5

NOTA ARBITRAGEM (6) – Coibiu dentro do possível a violência uruguaia na primeira etapa.

Mais Vistas