Blogs

2 anos de Vinícius Junior no Real Madrid: antes futuro, hoje presente

Há exatos 2 anos, Vinícius Jr era apresentado no estádio Santiago Bernabéu e iniciava sua trajetória no clube com o qual já conquistou 3 títulos.

Por Tatiana Mantovani

Vinícius Junior comemorando gol no clássico contra o Barcelona

Vinícius Junior comemorando gol no clássico contra o Barcelona

O dia 20 de julho de 2018 foi o “Dia 1” para Vinícius Junior no Real Madrid. Apesar de ter sido contratado bem antes, foi neste dia que ele pisou o gramado do Bernabéu como jogador do clube. Com 18 anos recém cumpridos, ele chegou para ser um dos jogadores do futuro do clube, mas dois anos depois, já é muito mais presente.

E digo isso porque nesta temporada, dos 10 atacantes do elenco branco, só Karim Benzema jogou mais do que Vinícius Junior. No total, foram 1.817 minutos repartidos em 38 jogos. Vinícius foi a opção de Zidane no time titular em 17 partidas das 38 que ele esteve em campo. Mesmo com a sombra de Hazard, que chegou para ser o titular na ponta-esquerda, Vinicius Jr jogou mais nesta temporada que no seu primeiro ano, quando não tinha um rival direto pela posição. Em 2018/19, ele esteve em 31 partidas, disputou 1.742 minutos.

Em seu primeiro ano no Real Madrid, Vini foi um dos destaques da temporada, porém foi muito criticado pela falta de gol. Terminou a última temporada com 3 gols marcados. Neste segundo ano, ele melhorou a marca, foram 5 tentos até aqui. A finalização segue sendo a conta pendente do jovem jogador, mas os treinos constantes para melhorar a pontaria continuam.   

O que não há dúvida é sobre o quão desequilibrante Vinícius Jr já é para este Real Madrid. Em diferentes momentos da temporada, quando o Real Madrid mais precisou dele, Vinícius Jr apareceu e foi o fator diferencial com a qualidade e a velocidade que tem. Zidane não é o tipo de técnico que dá oportunidade se o jogador não mostra diariamente que merece. Vinícius Jr não ganhou nada de Zizou, assim como nenhum outro jogador do elenco. O que é verdade é que hoje, Zidane confia em Vinícius e ele ganhou isso com o que fez dentro de campo.

O caminho de Vini no Real Madrid está só começando e não será nada fácil nem neste final de temporada, nem na próxima. A cada ano, a torcida, o clube e a opinião pública vão esperar mais dele. Até porque, ele já mostrou que pode com essa pressão. Portanto, terá que entregar mais e mais. É o ônus de estar no maior vencedor da Europa e da Espanha. Em dois anos de Real Madrid, Vinícius Junior conquistou 3 títulos, fez 69 jogos e ganhou espaço. Chegou para ser futuro, mas a cada dia é mais presente.

Comentários