Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

23/6/1970 - Seleção tricampeã chega ao Brasil para fazer festa com 90 milhões em ação

Avião pousou em Brasília 12h45, com quase duas horas de atraso. Delegação recebida pelo presidente Médici depois de festa pelas ruas da capital federal. Chegada atrasada ao Rio de Janeiro às 18h45 (quase três horas de atraso) sob chuva e a maior festa da cidade.

General presidente Médici ergue à Jules Rimet em frente ao capitão Carlos Alberto
General presidente Médici ergue à Jules Rimet em frente ao capitão Carlos Alberto - FOTO: O GLOBO

Por Mauro Beting

Quando o avião da Varig pousou em Brasília, a multidão no aeroporto invadiu a pista para cercar o Boeing. O grito era de "Brasil!". Seguido por "Pelé".

O primeiro a aparecer na porta da aeronave foi o treinador tricampeão mundial Zagallo. Duas vezes campeão como ponta-esquerda, em 1958 e 1962. Agora como técnico da Seleção no México.

O capitão Carlos Alberto apareceu em seguida, ainda mais aplaudido por trazer nas mãos a Jules Rimet, conquistada em definitivo no domingo, dois dias antes da chegada do Brasil de volta ao país. "Fomos a primeira Seleção a chegar ao México e fomos a última a partir, como eu havia previsto", falou o treinador.

O governador do Distrito Federal foi o primeiro a abraçar todo mundo. Hélio Prates da Silveira fez mais festa com Pelé.

Três carros de bombeiros levaram a comitiva pelas largas avenidas de Brasília. No caminhão da frente, com escada Magirus, Carlos Alberto segurava o caneco ao lado de Zagallo e do supervisor da Seleção, o capitão do Exército Cláudio Coutinho (futuro treinador da Seleção em 1978, na Argentina.)

Quando chegaram ao Palácio do Planalto para o almoço, ainda na rampa, o ditador disse em lágrimas que "Pelé é o verdadeiro Rei". Depois todos almoçaram no Palácio da Alvorada, onde os atletas receberam um cheque de premiação.

No Rio, no longo corso do Galeão até Copacabana, a canção mais tocada foi "Pra Frente, Brasil" . Mas também teve espaço para a divulgação da maravilhosa "Sou Tricampeão", composição dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, na intepretação dos Golden Boys. No Galeão, na longa espera desde terça-feira cedo até o pouso 18h45 (era previsto para 16h), quatro chacretes (dançarinas do programa do Chacrinha, na TV Globo) estavam distribuindo LPs da composição tão bonita e emocionante quanto "Pra Frente, Brasil".

O Rei Momo também apareceu no Galeão, mas não teve facilidades entre milhares de pessoas que ocuparam o estacionamento do aeroporto. Dois ônibus saíram da Rua da Alfândega, sede da CBD, no centro do Rio, levando familiares e amigos dos tricampeões. A maior "família" era a de Marco Antonio. Eles ficaram esperando no restuarante do Galeão o Boeing desde 15h.

Para muita gente, o Rei Pelé era o mais animado pelas ruas. "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", de Paulinho da Viola, foi outro tema musical muito cantado no Carnaval carioca de junho de 1970. Portela e Mangueira fizeram mais música e barulho do que a banda da Polícia Militar, no Rio.

As bandeirinhas do Brasil eram vendidas por camelôs a um cruzeiro novo. Muita gente comprou pelas ruas.

Os mais de 150 funcionários do Plaza Copacabana destacados para cuidar dos tricampeões tiveram trabalho o dia inteiro. Mas só receberam parte do grupo quando acabou o cortejo, por volta de 22h daquela terça. Nem todos pernoitaram no hotel. Zagallo foi para casa no começo da madrugada. Marco Antonio também.

Rivellino confirmou casamento para o dia 30 de junho, e que deixou o bigode crescer a pedido da noiva. Gérson reiterou que largaria futebol em 1973 para virar comentarista. Edu não via a hora de voltar a Jaú e disse que sofreu muito não jogando a Copa como titular como havia sido nas Eliminatórias.

Zé Maria disse que a Copa era presente do grupo de atetas para o povo brasileiro, e que o ambiente do elenco no México foi "sensacional". Edu também abriu alguns apelidos: Rivellino era Orelha; Fontana, o Capitão Pose; Gérson era o Papagaio; Pelé era Mamãe Dolores; Brito era o Pezão; Zé Maria era o Boca Larga. "Joel não posso contar porque a censura corta...".

Pelé foi o primeiro a entrar no hotel, cercado por quatro seguranças. Ado foi o mais assediado pelas torcedoras.

O hotel ficou lotado. Muita gente pagou 115 cruzeiros novos a diária para passar a noite próximo dos tricampeões.

Mais Vistas