Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

4/5/1970 - Rogério e Fontana ameaçados de corte

Comissão técnica preocupada sobretudo com condição do ponta-direita do Botafogo. Seleção escalada para amistoso no dia seguinte. Rivellino ganhava a posição de Paulo César Caju.

O zagueiro Fontana, campeão em 1970
O zagueiro Fontana, campeão em 1970

Por Mauro Beting

Ado; Carlos Alberto, Brito, Fontana e Marco Antonio; Clodoalgo, Gérson e Rivellino; Rogério, Tostão e Pelé. Era a ideia inicial de Zagallo para o primeiro amistoso no México. Com Ado na meta no lugar de Félix, e Fontana no lugar do improvisado Piazza no 1 a 0 contra a Áustria, a mesma equipe da boa atuação no Maracanã. Diferente da ideia inicial de Zagallo. Próxima à equipe que sempre pretendiam Gérson e Pelé. Mas com adaptações táticas onde ainda não se sentiam confortáveis Rivellino e Tostão.

Zagallo estava chegando perto do time para a estreia. "O RIvellino está jogando como eu nunca havia visto ele atuar em São Paulo. Está ajudando na marcação bastante. Ganhou o lugar no time. Ainda bem que eu esperei a hora certa de substuir o Paulo César, que estava sentindo muito as vaias. Se eu cedo antes, ele ficaria arrasado".

Ado só jogaria em Guadalajara no dia seguinte para manter o rodízio. Félix seria o titular na estreia, em 3 de junho. O treinador tinha gostado de Piazza na zaga contra os austríacos. Mas precisava testar o joelho dolorido de Fontana. Como precisava sentir como estaria a parte posterior da coxa direira de Rogério.

Se o atacante não passasse pelo teste, Manoel Maria estava à frente pelo lugar dele. Vaguinho seria a segunda opção.

Se fosse necessário o corte de Fontana, a comissão técnica não dava pistas. Mas não se descartaria a convocação de um jogador de outra posição - porque Piazza estava muito bem na zaga. Até mesmo um terceiro goleiro poderia ser chamado.

Um nome forte para a zaga estava quase se "desconvocando". Scala, do Inter. Chamado em fevereiro por João Saldanha, foi logo cortado por lesão pelo doutor Lídio de Toledo. Voltou a jogar havia quase uma semana e seguia criticando a comissão técnica. "É quase uma seleção do Botafogo. Tinha até o [zagueiro] Leônidas, que foi cortado inexplicavelmente como eu... Sem contar o treinador, o preparador físico, o médico..."

Mais Vistas