Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Erro de direito?

Decisão atrapalhada da equipe de arbitragem levará  o jogo desta quarta-feira entre Ceará  X São Paulo a um 3⁰ tempo, nos tribunais, tendo a possibilidade de novo jogo.
 

Wagner Magalhães se explica entre os jogadores após decisão polêmica.
Wagner Magalhães se explica entre os jogadores após decisão polêmica. (uol)

Por Péricles Bassols

Lembro que ano passado, no jogo entre Botafogo X Palmeiras, aconteceu algo parecido. Daquela vez não conseguiu se provar que houve o som do apito do árbitro autorizando o reinício e mesmo assim aquela partida foi parar nos tribunais e passou muito perto de ser anulada, com muito menos elementos que os de ontem no Castelão.

O sinal do árbitro Wagner Magalhães somado ao seu apito mostram claramente que uma série de erros em cascata tomou conta da cabine do Var e foram até o campo, onde todos têm sua parcela de responsabilidade.
Quando o Var revisa o lance de impedimento erroneamente dando ao árbitro a informação de gol legal, erram dois: o VAR e o AVAR2 (bandeirinha designado na cabine apenas para avaliar situações de impedimento).
O árbitro de campo, por sua vez, recebe esta informação - com todos os jogadores já posicionados para o recomeço da partida - imediatamente coloca o apito na boca, apita e faz o gesto dando validade ao reinício que se confirma quando a bola rola...e ela rolou!!
A partir deste momento, pela regra, uma decisão técnica não pode ser mais modificada como aconteceu.
O certo seria o o árbitro reconhecer que apitou - e que, por isso, não poderia mais voltar atrás - e agradecer ao VAR dizendo: " obrigado, mas agora vamos até o fim com nosso erro."
Do ponto de vista da regra é o mais correto, apesar de não ser o mais justo, haja vista que o gol foi corretamente anulado, porém, mediante procedimento errado.
A menos que o áudio entre a sala do VAR e o campo mostre algo relevante, na minha opinião, se analisarmos a letra fria da regra, não há como não anular esse jogo. Apesar disto, ano passado, no episódio Botafogo x Palmeiras o tribunal optou pela decisão correta da arbitragem, apesar do erro, pela "manutenção da estabilidade da competição".

Agora vamos esperar os desdobramentos extra campo nos bastidores e nos tribunais.

Mais Vistas