Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Eu, robô?

Fifa cogita uso de sistema tecnológico que poderá substituir assistentes já para a copa de 2022.

Sistema de linhas de impedimento estudado pela fifa
Sistema de linhas de impedimento estudado pela fifa (Daily Mail)

Por Péricles Bassols

Segundo noticiado pelo portal inglês Daily Mail, um sistema de " árbitro robô" já seria usado na próxima copa, no Catar, afim de substituir o AVAR (assistente do árbitro vídeo), visando agilizar e dar mais precisão à definição de um jogador em posição de impedimento. Cogita -se, inclusive, a possibilidade de uma copa do mundo sem bandeirinhas. Será?!
Hoje, quando o lance é muito ajustado, o processo necessita de um técnico para operar a tecnologia dentro da cabine do VAR, orientado por um bandeirinha designado principalmente para esta função.
O processo é lento para os padrões de exigência da FIFA, pois lances muito demorados suscitam dúvidas e questionamentos. Fora isso, apesar dos treinamentos, é possível que haja algum erro humano no posicionamento dos pontos que determinarão as linhas de impedimento.
Assim que o VAR foi introduzido no futebol, especialistas - inclusive eu, ainda atuante - questionaram quanto tempo mais de "vida" teriam os bandeirinhas?
A principal função deles, que era de assinalar o impedimento, agora pode ser avaliada no vídeo. Que mal, então, haveria em substituí-los por robôs?
Ainda não estamos no filme de Will Smith, em 2035, onde um robô é capaz de sentir. E o sentir, neste caso, é a questão fundamental!
Perceber o jogo, ler taticamente uma jogada, interpretar uma falta e ajudar o árbitro a controlar o jogo e antecipar seu deslocamento, são algumas das atribuições de um assistente moderno.
Sem falar na dificuldade de impedimentos interpretativos. Futebol é um jogo vivo e dinâmico e não um simples 2+2.
Menosprezar essas funções e robotizar os assistentes, ou pior, reduzí-los ao tracejar de uma linha feita por um robô pode ser o pior erro da FIFA neste episódio.

Mais Vistas