Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Guerras e doenças já pararam futebol na Europa, mas não como agora

Confira outras paralisações que já aconteceram no futebol 

Santiago Bernabeu Stadium
Santiago Bernabeu Stadium - Graham Chadwick (Getty Images, Getty Images Europe)

Por Arthur Quezada

O mundo parou, ou melho,r está parando. A Europa é neste momento o epicentro da crise global ocasionada pelo coronavírus. Afetando todas as partes da sociedade, inclusive o futebol.

Um cenário inédito, e por isso imprevisível. Nem mesmo as duas Guerras Mundiais podem servir de parâmetro para o que acontece agora. Afinal, vivemos outros tempos, outras tecnologias e a globalização nunca foi tão determinante para a disseminação de uma doença.

Campeonatos paralisados, competições adiadas, atletas infectados e quarentenas obrigatórias. Será que algo parecido já aconteceu?

Gripe Espanhola
O paralelo em relação enfermidades pode ser traçado com a gripe espanhola, de 1918 a 1920. A pandemia mais letal da história, matou cerca de 50 milhões de pessoas. Porém, como os campeonatos nacionais europeus já estavam cancelados desde 1914, por conta da primeira Guerra Mundial, não houve adiamentos ou cancelamentos das competições.

Primeira Guerra Mundial
Alias, no início da Primeira Guerra Mundial, tivemos sim uma paralisação importante no cenário europeu. Em 1914, muitos países não possuíam ligas estruturadas e poucos eram os duelos entre seleções. Mas na Inglaterra, onde o Campeonato Inglês já acontecia desde 1988, a primeira Guerra teve como efeito colateral a não realização da competição entre 1916 a 1920. Os jogos Olímpicos de 1916, em Berlim, foram cancelados.

Segunda Guerra Mundial
A segunda Guerra Mundial teve mais efeitos no esporte na Europa, principalmente no futebol. Em 1939 a invasão alemã na Polônia despoletou uma série de paralisações em alguns dos principais campeonatos europeus. As Copas do Mundo de 1942 e 1946, que seriam em solo europeu, não foram realizadas. Assim como os jogos Olímpicos de 1940 e 1944.

Guerra Civil Espanhola
Curiosamente, o Campeonato Espanhol não parou na Segunda Guerra Mundial, mas teve sua principal paralisação da história durante a Guerra Civil Espanhola, de 1936 a 1939. A La Liga foi cancelada e apenas alguns torneios regionais aconteceram, como por exemplo a Liga Mediterrânica de Futebol, com clubes de Valência e da Catalunha.

Guerra dos Balcãs
A Guerra Civil da Iugoslava, de 1991 a 2001, teve um capítulo marcante no futebol da região. Em 1999, durante o Conflito de Kosovo, o Campeonato Iugoslavo foi paralisado em Maio daquele ano, faltando 10 rodadas para o fim. Desta forma, o Partizan de Belgrado, que estava na liderança, foi considerado o campeão daquela temporada.

Na base da raça, Atleti bate o Liverpool em Anfield e garante vaga nas quartas da Champions

Mais Vistas