Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Ineditismo

Os desafios do que nunca foi vivido

 (PA Wire)
(PA Wire)

Por Fred Caldeira

No não tão paralelo universo do futebol europeu, a única mudança prática executável no momento foi tomada: a tragédia que seria uma Eurocopa disputada em 12 sedes neste ano foi adiada para 2021. Entre as tantas interrogações que as próximas semanas e meses projetam, existe agora um espaço no calendário para a conclusão das ligas nacionais e continentais - caso a crise do coronavírus seja controlada, claro.

Em meio à pandemia que todos evitamos respirar, o futebol é um detalhe quando se coloca o entretenimento sob a ótica da saúde pública. Mas, enquanto uma indústria gigantesca, os infindáveis impactos econômicos são desesperadores e, como em toda crise, sofre mais quem está em maior vulnerabilidade. Se para o Manchester United o cenário tem contornos de preocupação, imagina para os clubes da quarta divisão inglesa? O vendedor de tortas na porta do estádio depende mais da partida do que os jogadores que entrariam em campo.

Parâmetros históricos ajudam no balizamento de decisões, em repetir o que deu certo e repensar o que deu errado. Relembrar a gripe espanhola pode trazer esboços, mas sabemos que o mundo e o futebol eram bem diferentes há um século. Estamos diante do inédito, portanto. Se o desafio é histórico, que tenhamos essa grandeza. O esporte deve esperar.

Mais Vistas