Blogs

Neymar X Kuipers

Árbitro holandês do jogo de hoje entre PSG X RB Liepzig e Neymar não se entenderam durante a copa do Mundo.

Por Péricles Bassols

Neymar e Kuipers na copa da Rússia.

Neymar e Kuipers na copa da Rússia.

Durante toda a última copa do Mundo na Rússia, o atacante brasileiro foi criticado por maximizar suas faltas encenando mais do que o necessário alguns contatos faltosos. 
O Brasileiro sempre argumentou que fazia para se proteger. Deixar o corpo "solto" em contatos tem realmente menos potencial lesivo que deixá-lo "preso". Mas a imprensa e o público em geral pegaram no seu pé. Já na estreia contra a Suíça, o estereótipo de " cai-cai" que havia sido fortalecido na sua passagem pelo Barcelona ganhou corpo e atraiu as atenções  e os críticos. 

Na segunda partida, contra a Costa Rica, o Brasil teve seu jogo arbitrado pelo holandês Björn Kuipers que, além de personalidade forte -  para alguns árbitros até arrogante- tem estilo de deixar o jogo seguir e marcar poucas faltas. Ainda não entendo o porquê de clubes e seleções não terem consultores de arbitragem em seus stafs, para entre outras coisas, dar aos jogadores o perfil de atuação dos árbitros.
Era claro que o modelo de arbitragem poderia divergir do estilo de jogo da estrela brasileira e foi exatamente o que aconteceu. O craque começou a ficar irritado com alguns lances que ele entendia ser falta e o holandês não.  A tensão entre os dois foi aumentando e eu estava vendo a hora de Neymar ser expulso. Foi por pouco!
O Diálogo acirrado se estendeu para o encontro  entre Napoli X PSG, pela Champions,  em Novembro do ano passado, quando os dois voltaram a se desentender. (link abaixo)

https://youtu.be/uGPiDmOoWM8


Espero que o PSG tenha se antecipado quanto ao lado psicológico do jogador para esse encontro em particular. Neymar, mais do que nunca , vai precisar mostrar sua maturidade em campo hoje. 
Apesar de árbitros tentarem não levar atritos antigos para campo, as coisas que o jogador disse ao holandês em 2018 e 2019 e a maneira como confrontou a autoridade de Kiupers podem ter colocado um sinal de alerta na cabeça do árbitro para encontros futuros. 
Bom, o futuro chegou. Esperemos que o profissionalismo e a sensatez dos dois prevaleçam.

Comentários