Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Neymar é apenas o 37º jogador mais valioso do mundo. Tem explicação?

Jogador do PSG está atrás dos brasileiros Firmino, Gabriel Jesus, Richarlison, Marquinhos, Ederson e Alisson

Idade e tempo de contrato são critérios utilizados pelo CIES para fazer ranking dos 100 jogadores mais valiosos do mundo
Idade e tempo de contrato são critérios utilizados pelo CIES para fazer ranking dos 100 jogadores mais valiosos do mundo - Aurelien Meunier - PSG (2020 PSG)

Por Taynah Espinoza

Uma lista dos 100 jogadores mais valiosos do mundo foi publicada hoje pelo Centro Internacional de Estudos em Esportes (CIES) e me surpreendeu. Não pelo 1º colocado, Kylian Mbappe, avaliado em 259,2 milhões de euros. Mas sim pelo 37º colocado, Neymar. Olhando com calma, tentei entender que existem algumas explicações pra isso. Só não acredito, sinceramente, que todas elas façam este ranking ter razão.

O CIES usa vários fatores pra chegar aos valores desta lista. E dois deles podem pesar contra Neymar neste caso: a idade e a duração de contrato. O brasileiro já tem 28 anos, está muito longe dos 21 que tem Mbappe, por exemplo. Mas é exatamente a mesma idade de Mane, que aparece em 7º e de Firmino, que está na 11ª colocação do ranking. Porém, estes dois citados têm contratos mais longos com o Liverpool do que Neymar tem com o PSG. E aí pode estar a explicação dessas posições.

Esses critérios são decisivos também na hora de colocar Gabriel Jesus (13º), Richarlison (26º), Marquinhos (32º), Ederson (33º) e Alisson (34º), pra citar só os brasileiros, a frente de Neymar. Ainda assim, é estranho ver a queda que a imagem do camisa 10 da Seleção Brasileira sofreu nos últimos anos.

Ele não apareceu na última lista dos 10 melhores do prêmio “Fifa The Best”. Não estava nem entre os 30 melhores do ranking da Bola de Ouro. As lesões foram ponto importante nisso. Mas o comportamento de Neymar fora de campo também passou a ser mais questionado. O olhar sob o brasileiro está sempre acompanhado de desconfiança. Só que dentro de campo, essa desconfiança não tem explicação.

Nesta temporada, Neymar jogou 4 partidas na Liga dos Campeões, com 3 gols e 2 assistências. No Francês, foram 15 jogos, com 13 gols e 6 assistências. Enquanto está em campo, Neymar sempre entregou.

Pra mim, faz sentido ele estar atrás de Mbappe, João Félix e Sancho, jovens que têm tudo pra despontar como melhores do mundo no futuro. Mas Neymar ficar atrás de Griezmann, por exemplo, que já tem 29 anos, no critério que for, jogando o que os dois jogaram nesta temporada, eu não entendo. Mas listas sempre são assim. Concordar integralmente com rankings deste tipo é quase impossível.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Mais Vistas