Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

O árbitro que se cuide!

IFAB autoriza a mudança no número de substituições de 3 para 5.

 (Remate Digital)
(Remate Digital)

Por Péricles Bassols

A mudança no número de substituições feita pela IFAB nesta semana trará alguns impactos ao jogo e aos clubes, mas, como não podia deixar de ser, afetará muito os árbitros.
Fisicamente, o jogo terá uma mudança interessante e significativa. Em determinado momento da partida, geralmente no segundo tempo entre os 15 e os 40 minutos desta etapa, poderemos ter dez jogadores "novos" em campo. Este momento coinscide com o declínio fisico do árbitro que vai ter que estar ainda mais preparado, mental e fisicamente, para esta dinâmica.
A depender do placar, finais de jogos são mais disputados no famoso "lá e cá " e o único nessa história que precisa estar tanto "lá" como "cá", o tempo todo, é o que menos treina e o mais amador de todo processo.
Com os árbitros de elite, me preocupo menos, pois o objetivo de carreira destes os leva a um nível de treinamento e gestão das próprias carreiras que amenizará este impacto. Quanto aos árbitros que já "deixaram" a elite, e/ou os que ainda não a tenha atingido e, por isso, não podem fazer dedicação exclusiva, irão sofrer.
A idéia da alteração é preservar fisicamente um maior número de jogadores em uma partida, tendo em vista o intenso calendário de jogos que teremos pela frente pós Covid.
Com 5 ao invés de 3 substituições - que poderão ser feitas em apenas três momentos durante o tempo de bola rolando, sem contar o intervalo - espera -se um menor número de lesões nos jogadores.
Se houver prorrogação, poderemos ter até 6 substituições, pois a regra já previa uma substituição a mais no tempo extra (mudança recente).
Se preparem e treinem, meus amigos, pois ninguém pensou em substituição para o árbitro.
Se virem!!!

Mais Vistas