Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

O fair play que o Grêmio não teve. E nem precisava ter

O gol de empate do Tricolor saiu após um lance em que Filipe Luís ficou caído no chão. Muitos cobraram fair play na hora. Mas é hipocrisia de quem não aceitaria que seu time fizesse o mesmo naquela hora

Por Bruno Formiga

O Fair Play faz parte do espírito do esporte. Mas não está na regra do futebol. É um código moral não escrito. Um norte em busca do jogo limpo e bonito. Logo, é algo que não se cobra e nem se exige. Ou você tem ou você não tem.

O Grêmio não teve.

O Flamengo também não.

E tá tudo certo.

Flamengo e Grêmio disputam uma vaga na final da Libertadores | Pedro H. Tesch/AGIF
Flamengo e Grêmio disputam uma vaga na final da Libertadores | Pedro H. Tesch/AGIF

É uma pitada de hipocrisia gritar que o Grêmio deveria ter jogado a bola pra fora após a lesão de Filipe Luís. E é oportunismo dizer que o Flamengo precisaria ter parado o lance para o atendimento do seu lateral-esquerdo.

Todo mundo ali lutou pelo seu.

O Rubro-Negro tinha a posse no momento em que Filipe Luís cai no chão. E Éverton Ribeiro optou por seguir na jogada, o que é bem compreensível. O Flamengo estava no ataque, quase dentro da área adversária e em busca do 2x0 para aumentar sua vantagem na semifinal da Libertadores.

Depois disso, cinco jogadores do Grêmio construíram o contra-ataque que terminou no gol: Matheus Henrique, Pepê, Luan, Maicon e Everton Cebolinha. Não dá para cobrar de nenhum deles que jogassem a bola pra fora.

Matheus Henrique é o primeiro a ter a bola quando André rouba de Éverton Ribeiro. Ele está dentro da área e sem tempo. O Grêmio tem ali a chance de uma transição ofensiva rápida. Já é uma fase de ataque, como era a do Flamengo.

A bola chega depois em Pepê, que é acionado na esquerda, em velocidade. Tem muito campo pela frente para percorrer. Faltando menos de quatro minutos pra acabar o jogo, é ser mais realista que o rei querer que um garoto com um corredor inteiro disponível e o estádio inteiro empurrando pare para tocar pra fora (sem que se saiba ao menos se ele viu Filipe Luís caído).

Luan é o próximo a receber a bola. É lançado em velocidade, já no campo de ataque. O Flamengo está voltando às pressas e cheio de buracos. O camisa 7 também não tem motivo algum para abrir mão do lance.

Maicon recebe livre no meio, já perto da meia-lua. A defesa do Flamengo está aberta e Éverton Cebolinha é opção pelo lado direito. Ele recebe, arruma e bate cruzado. A bola encontra Pepê.

O resto é história.

Pepê marcou o gol de empate do Grêmio na Arena | Jeferson Guareze/AGIF
Pepê marcou o gol de empate do Grêmio na Arena | Jeferson Guareze/AGIF

Os jogadores do Flamengo não cobraram Fair Play em momento algum. A única reclamação após o gol foi em cima de uma suposta falta sofrida por Filipe Luís. Falta que, diga-se, não aconteceu.

O Grêmio não errou. Fez o que qualquer time faria.

Inclusive o Flamengo.

E próprio Jorge Jesus deixou isso claro.

Mais Vistas