Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

POLÊMICAS VAZIAS (em texto): O clube brasileiro com mais torcida na história da Libertadores!

Levantamento inédito feito pelo site Verminosos por Futebol fez um pente fino em todas as edições da Libertadores e apontou a média de público dos times brasileiros que já participaram do torneio. O resultado, pra muitos, pode ser surpreendente!

Por Bruno Formiga

Futebol muitas vezes parece não ter lógica. Não é uma ciência exata. Mas tudo tem explicação. Por exemplo: Nem sempre as maiores torcidas do Brasil são as mais presentes na Libertadores.

Duvida? Então vamos lá!

O site Verminos por Futebol fez um longo e inédito levantamento junto com o historiador João Ricardo de Oliveira para verificar a maiores médias de público da Copa Libertadores em todos os tempos. São 60 anos de vida, milhares de partidas, centenas de equipes resumidos no estudo, que elaborou o ranking levando em conta clubes com pelo menos 10% de participação na competição - ou seja, seis vezes, no mínimo.

O time com maior média de público no histórico da Libertadores é o América-MEX. Sua marca, impulsionada pelo gigante estádio Azteca, é de 47.510 pagantes, num total de 45 jogos em sete participações, aponta o levantamento do Verminosos, comandado pelo jornalista Rafael Luis Azevedo.

E em segundo lugar no ranking está o São Paulo! Sim. O Tricolor é o time brasileiro que mais leva, em média, torcida aos jogos de Libertadores: 40.352 por partida.

O clube deixa pra trás muito time popular como Boca Juniors (39.715), Independiente (38.920) e Barcelona de Guayaquil (36.626), que completam os cinco primeiros lugares. Na sequências estão o River Plate (36.565), Flamengo (34.705), Internacional (34.654), Peñarol (33.818) e Corinthians, fechando o grupo do top-10.

Com 3,6 milhões de torcedores no total, o São Paulo também é o brasileiro que mais levou pagantes na história da Libertadores.

Morumbi + tradição copeira

A liderança do São Paulo pode surpreender muita gente, já que no Brasileirão, por exemplo, a torcida tricolor, historicamente, não está nem sequer entre as cinco maiores médias de público. Mas a força, frequência e tradição do time na Libertadores explicam porque o Morumbi (que ajuda muito a puxar os números para cima) normalmente está cheio em noites de duelos sul-americanos.

São 20 participações do São Paulo na Libertadores (contando 2020). Junto com Grêmio e Palmeiras, o Tricolor é a equipe brasileira mais vezes presente no torneio. E sete destas participações foram consecutivas, o que contribuiu para criar uma tradição do clube na competição. No total, 181 jogos, sendo 84 deles no Morumbi e com um aproveitamento incrível de 81,35%.

O restante como mandante foi no Pacaembu, onde o retrospecto também é excelente.

Assim a conta começa a ficar simples de entender. O torcedor do São Paulo sabe que jogando em casa o time é muito forte na Libertadores. Paga o ingresso tendo probabilidades altas de voltar pra casa feliz. Além disso, o clube dificilmente decepciona na caminhada. E vai longe. Apenas três vezes caiu na fase de grupos (e mais outra na pré). É figurinha carimbada no mata-mata, naturalmente um jogo que atrai mais público. Some-se a isso um estádio enorme e com grande capacidade.

Pronto! Está ai a resposta.

Mais Vistas