Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

"Sou eu que vou sair, porra!”

Expulsão polêmica de Gabigol, nos acréscimos, teria sido por desrespeito e não por atraso no reinício da partida.    

Reação de Gabigol após expulsão no Fla Flu de hoje.
Reação de Gabigol após expulsão no Fla Flu de hoje. (esporteinterativo.com)

Por Péricles Bassols

Em uma análise simples e rápida, vendo o lance apenas uma vez, precisaria de muitas explicações para apoiar a decisão do árbitro Wagner Magalhães na decisão de expulsar o atleta do Flamengo. Como a súmula ainda não foi divulgada, vamos às possibilidades:
1) Caso o cartão amarelo tenha sido por retardar o jogo, atrasando a substituição, o árbitro perdeu a oportunidade de esgotar o processo com todas as ferramentas que tem. Como gestor do jogo, ele deve deixar claro que o atleta fez algum tipo de cera - lembrando que a regra diz que o jogo deve seguir se o atleta a ser substituído se negar a sair, bastando apenas autorizar o reinício. No caso de reincidência, aí sim este jogador deve levar cartão amarelo.
Ainda falando do sobre tentar retardar o jogo, se a arbitragem percebe que se trata de uma ação orquestrada da equipe para atrasar o reinício, o atleta a ser substituído, em geral, também é o punido;
2) Caso o cartão tenha sido por motivo de ofensa, o correto deveria ser o cartão vermelho;
3) Se o motivo foi alguma linguagem desrespeitosa, aí sim, pode-se aplicar um cartão amarelo.
Pelo que apurei nas últimas horas, no caso do jogo de hoje, o cartão aplicado se encaixa na terceira hipótese. Quando o árbitro perguntou para o quarto árbitro quem iria ser substituído, teria escutado do Gabigol, em alto e bom som: "Sou eu que vou sair, porra!”
Na minha opinião, Wagner Magalhães escolheu o momento errado para este cartão amarelo. Em arbitragem dizemos que este tipo de cartão tem que ser dado como numa foto colorida e nítida. Isso significa dizer que o árbitro tem que fazer tudo o que está a seu alcance e ser preventivo o suficiente para que todos no estádio, inclusive o pipoqueiro do lado de fora, saibam o motivo pelo qual determinado jogador será advertido. Isso, definitivamente, não foi feito!

Gabigol tenta argumentar com o arbitro Wagner Magalhães após término da partida./TupiFM
Gabigol tenta argumentar com o arbitro Wagner Magalhães após término da partida./TupiFM

Da maneira como ocorreu, todos foram pegos de surpresa, o que enfraquece a decisão e a boa arbitragem que Wagner fez durante os 90 minutos, já que o episódio se deu nos acréscimos.
Arbitragem preventiva é melhor que reativa. Em uma você evita o problema e na outra, geralmente, tenta consertar um problema que ajudou a criar ao não agir preventivamente.

Nesta segunda-feira (13), foi divulgada a súmula da partida. Veja:

Súmula da partida entre Fluminense x Flamengo
Súmula da partida entre Fluminense x Flamengo. Crédito: Reprodução

Mais Vistas