Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Transmissão de TV de clube deve ser alternativa e não única opção

Do contrário, faltarão respostas necessárias ao torcedor e críticas pertinentes em momentos ruins

FluTV bate recorde mundial em lives no youtube durante a cobrança de pênaltis
FluTV bate recorde mundial em lives no youtube durante a cobrança de pênaltis - Reprodução youtube

Por Taynah Espinoza

Transmissão de jogo feita por clube pode parecer lindo! E é! Desde que esse clube seja o seu. Isso pode parecer muito claro, mas pela repercussão da transmissão da FluTV do clássico carioca ontem, não é tanto assim.

Vi muita gente nas redes sociais surpreso porque o narrador da FluTV não falou o nome dos jogadores do Flamengo durante quase todo o primeiro tempo. É assim. Transmissão de clube é pra ser isso: clubista. É assessoria. Não é imprensa. E aqui não estou fazendo nenhum juízo de valor. Até porque iniciei minha carreira numa TV e Rádio de clube e tenho muito orgulho disso.

Lá em 2008, eu trabalhei na GrêmioTV e GrêmioRádio. O Tricolor Gaúcho foi o primeiro clube do Brasil a ter a sua própria TV. Era um projeto pioneiro e, por isso, desafiador. Por aqui, não tinha em quem se espelhar. Aos poucos, a gente foi entendendo como tudo funcionava, eu fui entendendo o que devia ou não devia ser feito ou falado. E assim vai ser o processo das TVs nesse momento em que podem ganhar ainda mais visibilidade.

Mas com a transmissão de ontem, uma coisa parece ter ficado clara: ter a transmissão de clube, como única opção, não parece interessante. Como alternativa, eu acho uma ótima ideia. A questão é que, mesmo pro torcedor do clube, aquela transmissão ali não vai tratar de tudo que interessa a ele. Quer um exemplo?

Nos últimos dias se fala muito na possibilidade de Jorge Jesus deixar o Flamengo e ir pro Benfica. Apenas com a FlaTV fazendo entrevista com o treinador, óbvio que essa pergunta não foi feita. Afinal, é assessoria. Não é imprensa. E assessoria não faz pergunta que pode deixar o assessorado numa situação delicada. Imprensa faz.

Outra dúvida que eu tenho é como torcedor vai receber uma transmissão que só exalta os pontos positivos na hora que o clube brigar contra o rebaixamento, por exemplo. Num momento como esse, o torcedor que está assistindo certamente está criticando o time. Mas aí vai ouvir a transmissão do clube que, naturalmente, não fará essas críticas. É bem diferente e não dá pra comparar com a narração de uma Copa do Mundo. Aqui no Brasil, óbvio, estamos todos torcendo pela Seleção durante a Copa. Mas se a equipe vai mal em campo, ouve críticas. Em TV de clube, isso não deve acontecer.

É uma outra forma de transmissão. Esqueça os elementos básicos de informações sobre os dois lados, elogios e críticas aos dois lados. Transmissão de clube tem um lado só. Pode ser lindo! Mas também pode não entregar tudo aquilo que você quer saber e está acostumado.

Mais Vistas