Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Zidane na mesma prateleira de Guardiola e Klopp?

No dia que Zidane completa 48 anos, vamos falar sobre seu lugar como técnico de futebol

Zidane é o único técnico do mundo que conquistou três Champions consecutivas
Zidane é o único técnico do mundo que conquistou três Champions consecutivas (Diario AS)

Por Tatiana Mantovani

O De Placa levantou o verdadeiro ou falso: Zidane está na mesma prateleira de Guardiola e Klopp? Um questionamento que, no mínimo, te faz pensar. Minha primeira dúvida é: como se chama esta prateleira? Porque se a prateleira é para técnicos que mudaram a forma de ver e pensar o jogo, talvez Zidane não esteja nela. Para mim, Zidane está em uma prateleira só dele. Nem Guardiola, nem Klopp, nem Johan Cruyff, nem nenhum outro de agora e de antes estão na prateleira de Zizou. Me explico.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Como técnico, Zidane tem algo que nenhum outro tem: três Champions consecutivas (2016,2017 e 2018). Em dois anos e meio como técnico do Real Madrid, na sua primeira passagem, Zidane conquistou 9 títulos. Se tornou o terceiro técnico com mais títulos da história do Real Madrid. Somando suas duas passagens pelo clube, são 10 títulos, um a cada 20 jogos, mais ou menos. E hoje ele já é o segundo técnico mais vencedor da história do Real.

Não sei se vocês lembram, mas Zidane pegou um Real Madrid em pedaços no início de 2016. Para todos aqueles que argumentam que os títulos são dos jogadores, se Zidane não tivesse unido aquele grupo será que eles teriam conquistado tudo que conquistaram? Para todos que afirmam que Zidane é apenas um gestor de vestiário, uso como exemplo a decisão de tornar Casemiro indiscutível. Sim, Benítez o colocou no time, mas Zidane o transformou no pilar que equilibra este Real Madrid. É claro que Zizou ainda tem muito que evoluir como técnico, ele mesmo sempre diz que se pode melhorar sempre, mas o que ele já conseguiu em tão pouco tempo é digno que construir uma prateleira só para ele.

Além disso, não podemos esquecer. Zidane foi um dos melhores jogadores da história do futebol. Ganhou tudo como jogador pelos clubes que defendeu e colocou a Seleção Francesa em outro patamar.

Zidane foi campeão do mundo liderando a França em 1998
Zidane foi campeão do mundo liderando a França em 1998

No dia que alguém conquistar Copa do Mundo, Eurocopa, Bola de Ouro, Champions, ligas nacionais e mundiais de clubes como jogador e depois conseguir três Champions consecutivas, liga nacional, mundial de clubes e tantos outros títulos também como treinador, aí teremos outra pessoa para dividir a prateleira com Zidane. Para mim, a prateleira de Zidane pertence somente a ele.

Mais Vistas