Brasileirão

CBF respeita decisão do STF e considera o Flamengo hexacampeão brasileiro

Em 2018, o Superior Tribunal Federal considerou o Sport como único campeão brasileiro de 87 e arquivou o processo

Avatar del

Por Redação do Esporte Interativo

Flamengo conquistou o título brasileiro de 2019 I Foto: Alexandre Vidal - Marcelo Cortes & Paula Reis / Flamengo

Flamengo conquistou o título brasileiro de 2019 I Foto: Alexandre Vidal - Marcelo Cortes & Paula Reis / Flamengo

Para o Flamengo e seus milhões de torcedores ao redor do mundo, o clube conquistou o heptacampeonato do Brasileirão, neste domingo (24). Porém, em entrevista ao "UOL Esporte", a CBF confirmou que vai respeitar a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) e não reconhecerá o título da Copa União de 1987 do Rubro-Negro como um Brasileiro.

"A questão extrapola o entendimento da CBF. Após longa discussão judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o Sport Club do Recife é o único Campeão Brasileiro de 1987, ao contrário do que chegou a propor a CBF, em 2011, que considerava os dois clubes campeões daquele ano. Assim, em respeito à decisão do Poder Judiciário e do ponto de vista legal, não há alternativa à CBF senão reconhecer o Clube de Regatas do Flamengo como hexacampeão brasileiro".

A polêmica sobre o título brasileiro de 1987 é antiga. Na época, a CBF e Eurico Miranda, que era representante do Clube dos 13 na confederação, decidiram que os vencedores do Módulo Verde e do Módulo Amarelo da competição nacional se enfrentariam em uma grande final para decidir o Brasileirão daquele ano. Porém, o Flamengo, campeão da Copa União (Módulo Verde) se recusou a entrar em campo e o Sport, vencedor do Módulo Amarelo, foi considerado o detentor do título.

Quer ganhar um vale-presente de R$100,00 para comprar qualquer produto na Americanas.com? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos. É grátis!

Em 2018, a batalha judicial entre os dois clubes teve um fim. O STF deu ganho de causa ao time pernambucano e arquivou o processo. O clube carioca chegou a afirmar que apelaria a Fifa. No site da CBF, a entidade inclui a Copa União na lista de títulos brasileiros do Flamengo, mas não o define como heptacampeão.

Comentários