Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Brasileirão

Clubes brasileiros fazem manifesto a favor da ‘MP do Mandante’

Mais de 40 clubes de todas as divisões se uniram em favor da Medida Provisória 984, que dá ao mandante de uma partida o direito de transmissão

Clubes se uniram pela MP 984
Clubes se uniram pela MP 984 (Reprodução)

Por Redação do Esporte Interativo

Diversos clubes brasileiros se uniram neste sábado (12) em um manifesto a favor da Medida Provisória 984, popularmente conhecida como ‘MP do Mandante’ – que dá o direito do clube que joga em casa definir onde a partida será transmitida. As equipes lançaram um site, chamado Futebol Mais Livre, que divulga mais informações sobre o movimento.

Participaram deste manifesto mais de 40 clubes de todas as divisões e regiões do Brasil (número que deve seguir aumentando nos próximos dias). Entre os representantes da Série A, são 12 times: Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Bahia, Ceará, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e Sport.

Segundo a visão dos clubes, a MP viabiliza a entrada de novos investidores no mercado, sem afastar os atuais, aumentando a disputa por direitos, a receita dos clubes e, consequentemente, fortalecendo o futebol brasileiro.

De acordo com o manifesto dos clubes, a Medida Provisória 984 pode ‘democratizar’ as transmissões do futebol brasileiro, fazendo com que nenhuma partida deixe de ter transmissão e nenhum torcedor deixe de acompanhar seu time do coração.

Além disso, os clubes citam que a MP é uma oportunidade de igualar o futebol brasileiro a 'modelos de sucesso' no futebol europeu, aumentando a liberdade e concorrência.

Com a lei antiga, um clube que subisse da Série B para a Série A seria obrigado
a negociar seus direitos de TV aberta com a única emissora possível (a que já tivesse o direito dos outros clubes). Com a 'Lei do Mandante', esse mesmo clube pode negociar seu pacote de 19 jogos com várias empresas diferentes.

Os clubes desejam que a MP vá para votação no Congresso Nacional. Vale lembrar que, caso não seja votada, a Medida Provisória vai expirar no próximo dia 16 de outubro.

O QUE É A ‘MP DO MANDANTE’?

A Medida Provisória 984, assinada em junho pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, alterou a forma de venda dos direitos de transmissões das partidas do futebol brasileiro.

Atualmente, uma partida só pode ser transmitida caso o canal detenha os direitos de transmissão dos dois clubes envolvidos no jogo. Por exemplo, o grupo Turner só pode transmitir partidas que envolvam Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos – clubes que têm contrato com a Turner.

No caso do 'SporTV', o canal tem o direito de passar os jogos entre os outros 12 clubes com quem tem contrato. São eles: Atlético Goianiense, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Red Bull Bragantino, São Paulo, Sport e Vasco. Dessa maneira, um jogo entre um time da Turner e um time do 'SporTV' não pode ser exibido na TV fechada.

Com a Medida Provisória, a decisão do direito de transmissão fica a cargo do mandante. Desta forma, o canal que deseje transmitir a partida não precisa ter um acordo com os dois clubes envolvidos, mas somente com o time que jogará em casa.

Mais Vistas