Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Brasileirão

GUIA DO BRASILEIRÃO: Briga 'nas cabeças' é objetivo do Athletico em 2020

Furacão chega ao Brasileiro embalado pela conquista no Paranaense, superando o rival Coritiba nos dois jogos da decisão

Athletico busca coisas grandes no Brasileirão
Athletico busca coisas grandes no Brasileirão (Arte: Esporte Interativo)

Por Carlos Eduardo Alves e Ricardo Martins

O Athletico Paranaense abrirá o Campeonato Brasileiro de 2020. O Furacão enfrenta o Fortaleza, fora de casa, neste sábado (08), partida que vai inaugurar a disputa do principal campeonato do futebol nacional - atrasado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Nesta reportagem, você pode conferir um pequeno resumo da temporada do Athletico até aqui e o que se pode esperar do time nesta edição do Brasileirão.

RETROSPECTO NO ANO

O Athletico tem um retrospecto invejável até aqui no ano: 65% de aproveitamento. Sob o comando de Dorival Júnior, o time tem 12 vitórias, três empates e cinco derrotas na temporada.

No Campeonato Paranaense, o clube não foi o melhor na fase de classificação. O Furacão, no entanto, foi buscar o título. Na final, foram duas vitórias sobre o grande rival Coritiba, sendo a segunda - na casa do rival - com dois golaços, marcados por Khellven e Nikão. Na Libertadores, foi uma vitória e uma derrota para o time, que está no grupo C ao lado de Peñarol, Colo-Colo e Jorge Wilstermann.

 

ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO

Mesmo com o título da Copa do Brasil, o Athletico não abriu mão do Brasileirão e fez um excelente segundo turno, não perdendo nenhum jogo após a 25ª rodada. No total, o CAP fez 64 pontos na edição de 2019
Mesmo com o título da Copa do Brasil, o Athletico não abriu mão do Brasileirão e fez um excelente segundo turno, não perdendo nenhum jogo após a 25ª rodada. No total, o CAP fez 64 pontos na edição de 2019

TÍTULO NO BRASILEIRÃO

O Athletico foi o grande campeão do Brasileirão de 2001. Segunda melhor campanha da primeira fase, o Furacão superou São Paulo e Fluminense para chegar na grande final. Diante do forte São Caetano, time de melhor campanha, o Athletico venceu os dois jogos, com direito a hat-trick de Alex Mineiro, e levantou a taça do Brasileirão.

ESTÁDIO

Primeira arena do Brasil, a Arena da Baixada foi reformada para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. O estádio que é a casa do Athletico tem capacidade para pouco mais de 42 mil pessoas | Foto: Divulgação/Athletico
Primeira arena do Brasil, a Arena da Baixada foi reformada para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. O estádio que é a casa do Athletico tem capacidade para pouco mais de 42 mil pessoas | Foto: Divulgação/Athletico

TREINADOR

Dorival Júnior chegou ao Athletico no início do ano e conquistou seu primeiro título pelo clube na última quarta (05), ao vencer o maior rival na decisão do Campeonato Paranaense.


Pés no chão e trabalhar para fazer a melhor campanha possível sabendo que será um campeonato complicado", disse Dorival.

CRAQUE DO TIME

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

O craque do Athletico para 2020 está debaixo das traves. Santos é de poucas palavras, pouco gosta de aparecer fora das quatro linhas. Mas quando a bola rola, fazer gol nele é das tarefas mais complicadas. Titular absoluto da meta do Furacão e com uma temporada 2019 espetacular, Santos logo chamou a atenção de Tite e carimbou sua vaga na seleção brasileira, além de marcar presença na seleção do Brasileirão de 2019.

OLHO NELES

Reformulando o elenco, o Athletico tem uma garotada que pode despontar no Brasileirão. No ataque, Guilherme Bissoli assumiu a responsabilidade de substituir Marco Ruben e nesta temporada já foi às redes sete vezes.

Outro jogador para ficar de olho no CAP neste Brasileirão é o atacante Walter. O atleta acertou com o Furacão para voltar à ativa. Retomando aos poucos a forma, o atleta pode ser reforço para Dorival e promete voltar com tudo.

TIME BASE

Em papo com o comentarista Ricardo Martins, do Esporte Interativo, o técnico Dorival Júnior explicou um pouco do desenho tático que imagina para o Athletico.

"Jogamos em um 433, com laterais por dentro e por fora, marcação agressiva no campo adversário. Tem jogos que encaixam muito bem, em outros ainda mostramos dificuldades. Mas estamos corrigindo e melhorar a cada momento. Estou muito feliz com o que estou vendo, uma evolução muito boa."

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Athletico tem tudo para fazer um grande campeonato, conseguindo a vaga na Libertadores e quem sabe até brigue por título", Ricardo Martins.

O Athletico tem tudo para fazer mais um grande Campeonato Brasileiro. Campeão estadual contra o rival Coritiba, o que dá muita força. O time manteve uma base, perdeu alguns jogadores, o próprio treinador. Mas chegou o Dorival Júnior que é ótimo treinador e o time mostrou que está no caminho certo. Time fez boas contratações, vai ter o Walter em breve. Athletico tem tudo para fazer um grande campeonato, conseguindo a vaga na Libertadores e quem sabe até brigue por título. O CAP tem elenco e treinador para isso.

Mais Vistas