Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Brasileirão

GUIA DO BRASILEIRÃO: Em crise, Santos é uma das grandes incógnitas da edição de 2020

Peixe enfrenta problemas administrativos graves, troca de técnico e possibilidade de perder principais peças do elenco

Santos aposta da dupla Sánchez e Soteldo no Brasileirão
Santos aposta da dupla Sánchez e Soteldo no Brasileirão (Arte: Esporte Interativo)

Por Otávio Freire

O Campeonato Brasileiro vai começar! Depois de uma longa espera por conta da paralisação do futebol, em decorrência da pandemia do coronavírus que ainda segue ativa no país, a maior competição nacional está de volta.

E o Santos entra em campo já no próximo domingo (09), na Vila Belmiro, às 16h (de Brasília), diante do Red Bull Bragantino, para desafiar um dos clubes que subiram para a elite na temporada passada.

O Esporte Interativo separou um resumo completo acerca das projeções santistas para a longa trajetória do Brasileirão, que tem término previsto para fevereiro de 2021. Com direito a um comentário de um dos nossos especialistas e muita informação! Confira, torcedor!

RETROSPECTO NO ANO


O Santos vive temporada complicada em 2020. Passando por momentos conturbados e repletos de polêmicas da diretoria, o clube também enfrenta dificuldades em campo. Ao todo, são 15 partidas realizadas no ano, com seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas até aqui. Foram 17 gols marcados e 16 sofridos.

As atuações não agradam a torcida. O futebol intenso de 2019, quando o elenco foi vice-campeão brasileiro, foi substituído por um estilo mais pragmático em função da troca no comando técnico. O argentino Jorge Sampaoli deu lugar ao português Jesualdo Ferreira, que foi demitido antes da estreia no Brasileirão.

A crise aumentou quando o Peixe foi eliminado ainda nas quartas de final do Campeonato Paulista, com derrota de virada para a Ponte Preta, em plena Vila Belmiro, por 3 a 1. O time ainda não venceu desde o retorno do futebol brasileiro em julho.

Na Libertadores, no entanto, o cenário é promissor. O Santos tem 100% de aproveitamento em duas rodadas disputadas e lidera o Grupo G após vencer Defensa y Justicia, da Argentina, e Delfín, do Equador. Em setembro, recebe os paraguaios do Olimpia para encerrar o primeiro turno da fase de grupos.

Fora dos gramados, o Alvinegro tenta segurar seus titulares. O futebol italiano está de olho no zagueiro Lucas Veríssimo, enquanto Soteldo e Sánchez são nomes ventilados em outros clubes. O atacante Eduardo Sasha e o goleiro Everson tentam a rescisão de contrato na Justiça, alegando atraso de salários e de direitos de imagem. Possível debandada?

 

PELO QUE O SANTOS VAI BRIGAR NO BRASILEIRÃO 2020?

Created with

ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO

Desacreditado no início do Brasileirão 2019 e sem o mesmo aporte financeiro dos rivais, o Santos cresceu na competição e alcançou sua melhor campanha na história dos pontos corridos com 20 clubes (2006 em diante). Muito forte atuando em casa e com resultados importantes como visitante, o time comandado por Sampaoli - hoje treinador do Atlético-MG - terminou na segunda colocação, atrás apenas do campeão Flamengo. Foram 74 pontos conquistados em 38 rodadas, com 22 vitórias, oito empates e oito derrotas.

TÍTULOS

Desde que a CBF unificou os títulos do Campeonato Brasileiro, em 2010, o Peixe é o segundo maior vencedor de todos os tempos na competição. São oito taças conquistadas, sendo cinco de maneira consecutiva, feito que jamais foi alcançado posteriormente. Terminou entre as quatro melhores equipes em 20 edições ao todo, registrando um dos melhores retrospectos da história.

ESTÁDIO

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A centenária Vila Belmiro será mais uma vez a casa do Santos no Brasileirão. O estádio tem capacidade para cerca de 16 mil pessoas oficialmente. A diretoria também costuma alterar o mando de algumas partidas para o Pacaembu, na capital paulista, com o intuito de alcançar mais público e renda durante a temporada. Em sua 'segunda casa' em São Paulo, o clube pode colocar cerca de 40 mil santistas nas arquibancadas.

TREINADOR

Dias depois da demissão do português Jesualdo Ferreira, que não segurou a pressão após a eliminação no Paulista, Cuca foi escolhido como esperança para liderar o time no Campeonato Brasileiro. Esta será a terceira passagem do treinador pelo Santos, já que também marcou presença na Vila Belmiro em 2008 e 2018. Aos 57 anos, levantou taças importantes nas últimas temporadas, como a Libertadores de 2013, com o Atlético-MG, e o Brasileirão de 2016, pelo rival Palmeiras.

CRAQUE DO TIME

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Experiência, liderança e qualidade. Carlos Sánchez é o principal nome do Santos no Campeonato Brasileiro 2020 e nas demais competições. O uruguaio de 35 anos chegou ao clube em 2018, já trabalhou com o técnico Cuca e virou titular absoluto.

Sánchez é peça fundamental no esquema santista. Importante nas construções de jogadas, o craque ainda se tornou o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do Peixe com 24 gols marcados, dois a menos do que o líder Copete.

Entre 2014 e 2015, enquanto defendia a camisa do River Plate, da Argentina, Carlos Sánchez conquistou Sul-Americana, Libertadores e Recopa Sul-Americana, além de ter sido eleito como o Rei da América - prêmio dado ao melhor jogador do continente na temporada.

FIQUE DE OLHO

Como de costume, sempre é preciso ficar de olho nas categorias de base do Peixe. Kaio Jorge, de 18 anos, é a grande aposta do momento. Titular em partidas importantes do time profissional no ano, o garoto marcou o gol da vitória de virada na estreia santista na Libertadores, contra o Defensa y Justicia, lá na Argentina.

No ano passado, o jovem atacante também defendeu a seleção brasileira e anotou cinco gols na conquista do Mundial Sub-17, disputado no Brasil. Kaio Jorge tem estrela!

TIME BASE

Caso tenha todos os atletas à disposição, Cuca deve manter como base a seguinte formação em um esquema 4-3-3: Vladimir; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Sánchez; Marinho, Kaio Jorge e Soteldo.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

O Santos deve ter um campeonato para deixar o seu torcedor muito preocupado", Ricardo Martins.

"O Santos é uma das grandes incógnitas do campeonato. Ano passado fez um Brasileiro espetacular sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, porém, para essa temporada, começou muito mal. Trouxe o técnico português Jesualdo Ferreira, que foi muito mal. Um time sem padrão, um time sem desenho tático algum e deixando o seu torcedor preocupado. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista sem apresentar absolutamente nada. Tudo aquilo que o Sampaoli fez no ano passado foi jogado no ralo por um treinador que chegou e não tinha nada a ver com que o argentino pensava.

A chegada do Cuca pode ajudar o Santos. Não digo nem a jogar o futebol que o Santos jogou em 2019, mas não sofrer muito no Campeonato Brasileiro. O Santos tem muitos problemas. Não pode contratar, é um problema seríssimo. Perder jogadores como o Santos perdeu do ano passado para este, - jogadores importantes como Jorge, Gustavo Henrique, Everson, Eduardo Sasha - tendo que utilizar a base e não podendo contratar. O Santos deve ter um campeonato para deixar o seu torcedor muito preocupado. O Santos briga por vaga na Sul-Americana e tem que tomar muito cuidado para não brigar contra o rebaixamento. A chegada do Cuca pode ajudar nessa missão por ser muito bom treinador".

Mais Vistas