Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Brasileirão

GUIA DO BRASILEIRÃO: Internacional chega sem grande expectativa para o título

Vindo de uma temporada mediana, apesar de reforçar o setor ofensivo, o Colorado não deve brigar pelo seu 4º título brasileiro

Inter aposta em Coudet para fazer boa campanha no Brasileirão
Inter aposta em Coudet para fazer boa campanha no Brasileirão (Arte: Esporte Interativo)

Por Aline Dias

Após três meses de atraso para o seu início devido à pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Brasileiro finalmente terá a bola rolando. A principal competição nacional começa neste sábado (08), quando o Internacional entra em campo para uma disputa contra o Coritiba, no Couto Pereira, às 19h30.

Nesta reportagem, preparada pelo Esporte Interativo, você pode conferir um pequeno resumo do que o Colorado fez nesta temporada e o que se pode esperar do time nesta edição do Brasileirão.

RETROSPECTO NO ANO

O Internacional fez um bom Campeonato Gaúcho, com atuações regulares, e conseguiu chegar à final do segundo turno contra o maior rival, Grêmio, mas foi derrotado por 2 a 0 na última quarta-feira (05). Na Libertadores, disputando ainda a fase prévia, o Colorado passou por Universidad de Chile e Tolima, se classificando para a fase de grupos, onde soma uma vitória sobre a Universidad Católica por 3 a 0 e um empate sem gols contra o arquirrival, em um jogo intenso antes da paralisação devido ao novo coronavírus. No total, o time gaúcho disputou 20 jogos, com 11 vitórias, seis empates e três derrotas.

Para o Campeonato Brasileiro, a aposta no trabalho do técnico Eduardo Coudet será grande. À frente da equipe desde o início desta temporada, o argentino vem tentando implementar um novo estilo de jogo, mais ofensivo e bem diferente do que vinha sendo praticado nos últimos anos, o que está, de certa maneira, conquistando a torcida colorada. Além disso, o elenco vem reforçado, já que foram oito novos nomes desde o começo do ano.

Nas laterais, Rodinei, campeão da Libertadores com o Flamengo, Moisés, que já passou pela base do clube e estava no Bahia, e o argentino Renzo Saravia, que veio do Porto e já trabalhou com Eduardo Coudet, chegaram ao Inter. Do meio para frente, o volante Damián Musto, também conhecido de Coudet e peça fundamental no novo esquema de jogo colorado, os meias Gabriel Boschilia, que voltou ao Brasil após defender o Mônaco na última temporada, e Thiago Galhardo, além dos atacantes Marcos Guilherme e Yuri Alberto, de apenas 19 anos e cria da base do Santos, reforçam o time gaúcho.

ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO

Com oscilações no decorrer do Brasileirão 2019, o Colorado conseguiu, por pouco, uma vaga na pré-Libertadores, encerrando o campeonato na 7ª colocação, com 57 pontos.

TÍTULOS

O Inter acumula três títulos do Brasileirão, sendo o último deles invicto.

ESTÁDIO

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O Estádio Beira-Rio, que recebeu jogos da Copa do Mundo de 2014, é a casa do Colorado e tem capacidade para 50.842 torcedores.

ELENCO

Goleiros: Daniel, Danilo Fernandes, Keiller e Marcelo Lomba.

Zagueiros: Bruno Fuchs, Carlos Eduardo, Matheus Jussa, Pedro Henrique, Roberto, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Zé Gabriel.

Laterais: Heitor, Moisés, Natanael, Saravia, Rodinei e Uendel.

Volantes: Edenilson, Musto, Nonato, Patrick, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso.

Meia: Boschilia, Cesinha, D’Alessandro, Johnny, Praxedes, Thiago Galhardo e Sarrafiore.

Atacantes: Guilherme Pato, Marcos Guilherme, Paolo Guerrero, Peglow, William Pottker e Yuri Alberto.

TREINADOR

Eduardo Coudet foi uma aposta da diretoria para comandar o Internacional em 2020. O jovem técnico argentino registrou trabalhos sólidos nas últimas temporadas e chegou a ser um dos principais treinadores do continente.

À frente do Rosario Central, ele chegou a disputar a Libertadores, inclusive eliminando o Palmeiras de Gabriel Jesus ainda na fase de grupos na edição de 2016. Também colocou o clube na final da Copa da Argentina na temporada anterior.

Depois de rápida passagem no futebol mexicano, consolidou mais um trabalho positivo na sequência, desta vez pelo Racing Club. Coudet alcançou um feito ainda maior na temporada 2018/19, conquistando o troféu do Campeonato Argentino.

CRAQUE DO TIME

Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

No Internacional desde 2018, o atacante se destaca em suas atuações, principalmente quando o assunto é marcar gol.

FIQUE DE OLHO

Thiago Galhardo

O meia de 31 anos chegou ao Internacional no início desta temporada e vem tendo destaque nos últimos jogos. Terminou sua participação no Gauchão deste ano como o segundo maior artilheiro do campeonato, empatado com Michel, do São Luiz, com cinco gols, atrás somente de Diego Souza, do Grêmio, com oito até o momento. Antes de chegar ao Colorado, o jogador também teve passagens de destaque pelo Coritiba, Red Bull Brasil, Ponte Preta, Vasco e, por último, Ceará. No Brasileirão, pode ser um nome a incomodar as defesas adversárias.

TIME BASE

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

O Inter começa o Campeonato Brasileiro como um time de segundo escalão dá para dizer", Alexandre Praetzel.

"O Inter tem um bom treinador, o Eduardo Coudet foi contratado exatamente para dar uma cara nova para o time e deixar mais competitivo em campo, contando com mais qualidade, com mais agressividade no ataque, mas até agora não foi isso que a gente viu. Passou de uma pré-Libertadores jogando pelo resultado para chegar na fase de grupos. Nos dois jogos da Libertadores, foi bem no primeiro e razoável no Gre-Nal.

O problema está na pandemia. A paralisação praticamente neutralizou o bom momento do Internacional e a volta agora está sendo complicada, com pelo menos duas derrotas em dois Gre-Nais. Isso gera conflito, gera pressão, conhecendo como funcionam as coisas no Sul. Então, o Inter começa o Campeonato Brasileiro como um time de segundo escalão dá para dizer, para ficar ali entre 5º e 8º colocado com os jogadores que tem.

A diretoria não tem dinheiro e por isso as contratações não devem chegar, e aí o Coudet vai ter que se virar com o que tem, só que o elenco é fraco e a maneira como está jogando não empolga muito, porque o time tem grandes dificuldades ofensivas.

  • Ponto forte: a competitividade. Uma equipe fisicamente forte e que pode ser competitiva nos principais jogos.
  • Pontos fracos: a falta de opções no elenco e também um time apenas médio, sem muita qualidade técnica.
  • Projeção: eu deixaria, de novo, brigando por uma vaga em Libertadores da América novamente. Em campeonato de pontos corridos, esse elenco do Inter, para mim, não tem muita chance. Em torneios de mata-mata, tanto na Libertadores quanto na Copa do Brasil, pode ser que consiga algo maior exatamente por isso, porque são jogos decisivos em curto espaço".
D'Alessandro se emociona ao falar sobre renovação de contrato com Internacional

Mais Vistas