Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Manchester City x Inter é a primeira final do século com apenas um brasileiro

Goleiro titular da equipe inglesa, Ederson é o único brasileiro entre os relacionados para a decisão da Champions League

Ederson defende o Manchester City desde 2017 | Lynne Cameron
Ederson defende o Manchester City desde 2017 | Lynne Cameron - lynne cameron (Manchester City)

Por Danilo Jordão

A final da Champions League 2022/23 conta com uma curiosidade interessante. Pela primeira vez no século, a decisão da competição mais importante entre clubes da Europa terá a presença de apenas um brasileiro entre os relacionados das duas equipes. Titular do Manchester City e jogador de Copa do Mundo, o goleiro Ederson será o único atleta brasileiro no duelo do time inglês contra a Inter de Milão.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

O jogo ocorre neste sábado (10), no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. A partir das 13h30 (horário de Brasília), a TNT e a HBO Max transmitem o confronto.

A última vez na qual não houve brasileiros em campo - ou no banco de reservas - da decisão da Champions foi na temporada 1998/99. Na época, Manchester United e Bayern de Munique se enfrentaram numa final que ficou marcada pela virada dos ingleses nos acréscimos, com gols de Sheringham e Solskjær, aos 45 e aos 48 minutos do segundo tempo, respectivamente, e vitória por 2 a 1 dos Diabos Vermelhos.

CLIQUE AQUI, BAIXE O APP E ACOMPANHE O MAIOR PRÉ-JOGO DA HISTÓRIA, COM 30 HORAS DE CONTEÚDOS ESPECIAIS E ATRAÇÕES AO VIVO! É DE GRAÇA!

Neste século, todas as finais tiveram pelo menos dois brasileiros. Curiosamente, a última decisão da Champions, protagonizada entre Real Madrid e Liverpool, estabeleceu um recorde no número de brasileiros presentes na relação do confronto. Ao todo, contando com Thiago Alcântara, naturalizado espanhol, nove atleta do país entraram em ação. O gol da partida foi marcado por Vini Jr, atualmente cotado para a disputa da Bola de Ouro.

Com exceção do jogo deste sábado (10), a final da temporada 2011/12, entre Chelsea e Bayern, na Allianz Arena, foi a que menos teve presença de brasileiros no século. Apenas dois atletas foram relacionados para o duelo que terminou com título inédito dos Blues: David Luiz, atualmente no Flamengo, e Rafinha, hoje no São Paulo. O zagueiro foi titular do Chelsea, enquanto o lateral-direito ficou no banco durante os 120 minutos de jogo.

O goleiro Ederson já disputou uma final de Champions. Na temporada 2020/21, o brasileiro defendeu a meta do próprio Manchester City contra o Chelsea, mas não conteve Kai Havertz, que marcou o único gol do jogo. Agora, ele tem a oportunidade de escrever o capítulo mais importante da história dos Citizens, que nunca se sagraram campeões europeus.

EXCLUSIVO: Anitta fala sobre surpresas na final da Champions e revela torcida pelo City

Mais Vistas