Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

A volta da Libertadores: Como chega o São Paulo na competição

Libertadores volta a ser disputada pelo Tricolor nesta quinta-feira (17), contra o River Plate, no Morumbi

São Paulo volta a jogar a libertadores já contra o River Plate, no Morumbi
São Paulo volta a jogar a libertadores já contra o River Plate, no Morumbi

Por Priscila Senhorães

O São Paulo volta a campo pela Copa Libertadores nesta quinta-feira (17) após o período de seis meses da competição paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Neste material você pode conferir um resumo de como foi a curta participação do Tricolor no campeonato no começo da temporada e quais mudanças o clube sofreu durante essa longa distância de datas entre um jogo e outro.

<em>Tricolor venceu o segundo jogo da Liberta com show de torcida (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)</em>
<em>Tricolor venceu o segundo jogo da Liberta com show de torcida (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)</em>

O São Paulo disputou dois jogos pela competição, ambos válidos pela fase de grupos. O Tricolor faz parte do Grupo D, junto com Binacional, LDU e River Plate. Atualmente, ocupa o 2º lugar, com três pontos conquistados em dois jogos. Confira a disposição do grupo:

River Plate 3 pontos 1 vitória 0 empate 1 derrota
São Paulo 3 pontos 1 vitória 0 empate 1 derrota
LDU 3 pontos  1 vitória 0 empate 1 derrota
Binacional 3 pontos 1 vitória 0 empate 1 derrota

Nas estreia da Libertadores, o Tricolor acabou derrotado pelo Binacional por 2 a 1 em uma missão da altitude. Já no segundo jogo, venceu a LDU por 3 a 0 com gols de Reinaldo, Daniel Alves e Igor Gomes. Relembre os bastidores da partida, realizado pela SPFCTV:

<em>Nessa curta passagem&nbsp;pelos dois jogos da Libertadores de 2020, Igor Gomes foi destaque positivo sob o comando de Fernando Diniz e disputando a competição pela primeira vez.</em>
<em>Nessa curta passagem&nbsp;pelos dois jogos da Libertadores de 2020, Igor Gomes foi destaque positivo sob o comando de Fernando Diniz e disputando a competição pela primeira vez.</em>

Já para a preocupação de Fernando Diniz, o torcedor se viu insatisfeito com a dificuldade de fazer gols na primeira partida, contra o Binacional. Apesar da altitude, o Tricolor perdeu gols fáceis e cruciais para a campanha e classificação na tabela da Libertadores.

Confira o time base que começou a disputa da Libertadores pelo São Paulo:

<em>Dos jogadores acima, Antony e Alexandre Pato não pertencem mais ao São Paulo</em>
<em>Dos jogadores acima, Antony e Alexandre Pato não pertencem mais ao São Paulo</em>

A campanha do São Paulo desde a volta do futebol

Desde que os treinos e jogos foram autorizados a acontecerem, mesmo com a pandemia do novo coronavírus fazendo muitas vítimas pelo país, o Tricolor disputou 13 jogos, somando seis vitórias, três empates e quatro derrotas. São 20 gols marcados pelo time do Morumbi, e outros 18 sofridos. Além disso, sofreu uma eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, para o Mirassol.

O que vem pela frente...

Neste retorno de Libertadores, o São Paulo terá o desafio de ficar entre os dois primeiros de seu grupo na competição. A missão não é fácil e, por isso, demandará muita dedicação do elenco e do técnico Fernando Diniz para buscar ser, pelo menos, o segundo melhor colocado entre River Plate, LDU e Binacional. Confira a tabela dos próximos jogos do Tricolor pela fase de grupos:

17/09/2020 São Paulo x River Plate 19:00 Estádio do Morumbi
22/09/2020 LDU x São Paulo 21:30  Estádio Rodrigo Paz Delgado
30/09/2020 River Plate x São Paulo 21:30  Estádio Libertadores de América
20/10/2020 São Paulo x Binacional 21:30  Estádio do Morumbi

Um dos grandes desafios de Fernando Diniz e seus comandados nessa Copa Libertadores será conseguir equilibrar o estilo de jogo são-paulino com a raça e garra que a competição pede dentro de campo. Além disso, o São Paulo foi o único clube que enfrentou o Binacional em uma altitude de 3.800 metros. Nos próximos jogos, o Binacional enfrentará os adversários em Lima, no Peru, que fica a nível do mar. O desafio da altitude era uma arma que o clube poderia contar para times como River Plate e LDU perderem pontos.

O que mudou na equipe titular?

O time titular do São Paulo sofreu muitas mudanças durante esses seis meses. As principais alterações ficam por conta de Antony e Alexandre Pato, que deixaram o Tricolor nos últimos meses.

Além disso, Fernando Diniz não conta com Daniel Alves, lesionado e desfalque para esse início de Copa Libertadores. Ele sofreu uma fratura no antebraço direito no dia 26 de agosto, e precisou passar por cirurgia. Já o atacante Pablo ainda é dúvida para o jogo. Há esperança internamente dele ter condição de jogo.

Na defesa são-paulina, os dois zagueiros viraram banco de reservas neste período pós-paralisação da pandemia, dando lugar a Diego Costa e Léo, este originalmente lateral esquerdo, mas exercendo muito bem a função de zagueiro. A mudança aconteceu após certa instabilidade defensiva que o Tricolor apresentou na reta final do Campeonato Paulista e início de Campeonato Brasileiro.

Como vem o São Paulo?

Na história da Libertadores, o São Paulo soma três títulos conquistados, em 1992, 1993 e 2005, e outros três vice-campeonatos, em 1974, 1994 e 2006. A temporada de 2020 marca a 20ª participação do clube paulista na competição. No Brasil, é um dos maiores vencedores, ao lado de Grêmio e Santos.

Mais Vistas