Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

A volta da Libertadores: O que esperar do Palmeiras no retorno da competição

Confira como o Palmeiras deve chegar na Libertadores após paralisação de seis meses

Tudo o que você precisa saber sobre o retorno do Verdão à Libertadores
Tudo o que você precisa saber sobre o retorno do Verdão à Libertadores

Por Aline Dias

Depois de pouco mais de seis meses de paralisação, a Libertadores da América está de volta. Neste material especial, preparado pelo Esporte Interativo, você pode conferir um breve resumo da atuação do Palmeiras antes do campeonato ser interrompido e o que pode esperar do Verdão, que reestreia na próxima quarta-feira (16), nesta sequência.

A última vez que a equipe de Vanderlei Luxemburgo entrou em campo pela Libertadores foi em 10 de março, em uma vitória sobre o Guaraní-PAR, no Allianz Parque, por 3 a 1. O hat-trick de Luiz Adriano deu ao Alviverde a primeira colocação do Grupo B, acumulando seis pontos em dois jogos.

Confira a tabela:

Palmeiras 6 pontos 2 vitórias 0 empate 0 derrota
Guaraní 3 pontos 1 vitória 0 empate 1 derrota
Bolívar 3 pontos 1 vitória 0 empate 1 derrota
Tigre 0 ponto 0 vitória 0 empate 2 derrotas


À época, o técnico contava com Weverton, Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Matias Viña, Ramires, Bruno Henrique, Willian, Dudu, Rony e Luiz Adriano para o time base na titularidade. Contudo, no intervalo de tempo sem futebol, o torcedor palmeirense viu a saída de Dudu por empréstimo de um ano ao Al-Duhail, do Qatar.

Outras transferências também foram realizadas, como a de Diogo Barbosa ao Grêmio, em uma venda por R$ 10 milhões, Victor Luis ao Botafogo, Alanzinho ao Guarani e o retorno de Angulo ao Cruzeiro, todos os três por empréstimo. Contudo, é o desfalque do ex-camisa 7 que faz mais falta na equipe do Palmeiras.

Retorno do futebol

Apesar de ter conquistado o Campeonato Paulista em agosto, os torcedores alviverdes não estão muito satisfeitos com o desempenho da equipe no Brasileirão. Em nove jogos disputados, ainda com um a menos devido à final do Paulistão acontecer no fim de semana de estreia do nacional, o Verdão ocupa a 6ª colocação na tabela geral, com 17 pontos acumulados em quatro vitórias e cinco empates.

O único time invicto até o momento se viu pressionado por parte de sua torcida, com cobranças ao treinador Vanderlei Luxemburgo e a alguns jogadores do elenco. Esta situação pode ser a maior preocupação da equipe no retorno à Libertadores, já que não há grandes dificuldades em termos de confronto na fase de grupos, porém será necessário manter o alto nível dos jogos de antes da paralisação.

O que esperar na Libertadores

O atacante Luiz Adriano é a maior esperança do torcedor palmeirense para marcar gols. Nos dois jogos já realizados no início deste ano pela competição, o jogador balançou as redes quatro vezes. Além do hat-trick já citado, o camisa 10 alviverde foi o autor de um dos tentos na vitória por 2 a 0 sobre o Tigre, ao lado de Willian.

Contudo, é importante ressaltar os jogadores crias da base do Verdão, que estão se destacando mais a cada partida. Gabriel Menino, Gabriel Veron, Patrick de Paula e Wesley são os que mais tiveram oportunidades na equipe principal e já mostraram que têm grande potencial para o futuro do time, além de conquistar o coração da torcida.

Por outro lado, Vanderlei Luxemburgo terá desfalques importantes já no jogo de reestreia, diante do Bolívar. O zagueiro Felipe Melo, sem entrar em campo desde a final do Campeonato Paulista, está perto de encerrar o tratamento de uma lesão na coxa e será poupado desta partida. Deve voltar a ser relacionado na Libertadores já no próximo dia 23, para enfrentar o Guaraní-PAR, fora de casa.

Lucas Lima, Luiz Adriano e Patrick de Paula também não devem enfrentar os bolivianos. Lesão no pé do meio-campista e desgastes musculares para o volante e o atacante tiram o trio desta primeira partida de volta.

Confira os próximos confrontos do Palmeiras na fase de grupos:

Bolívar x Palmeiras 16/09 21h30 Estádio Hernando Siles
Guaraní x Palmeiras 23/09 21h30 Estádio Defensores del Chaco
Palmeiras x Bolívar 30/09 19h15 Allianz Parque
Palmeiras x Tigre 21/10 21h30 Allianz Parque

O principal desafio para o Alviverde dentro de campo deve ser mesmo o Bolívar. Além de ainda não ter enfrentado a equipe este ano, o time de Luxemburgo viaja até La Paz e pode sofrer com a altitude de 3,6 mil metros, principalmente pelo menor preparo físico devido à interrupção do futebol por pouco mais de quatro meses.

Confira a equipe base que o treinador deve utilizar na Libertadores:

Apesar dos desfalques nesta quarta, Felipe Melo, Lucas Lima, Luiz Adriano e Patrick de Paula devem ser os titulares no restante do campeonato
Apesar dos desfalques nesta quarta, Felipe Melo, Lucas Lima, Luiz Adriano e Patrick de Paula devem ser os titulares no restante do campeonato

O que diz Mauro Beting sobre o retorno do Verdão

Apesar das dificuldades, o Palmeiras aposta em sua força máxima para ir em busca do bicampeonato da Libertadores. A única vez que a equipe do Allianz Parque se sagrou a melhor da América do Sul foi em 1999, há 21 anos.

Mais Vistas