Futebol Brasileiro

A volta da Libertadores: como chega o Flamengo na competição

Atual campeão, o Rubro-Negro tem situação confortável no seu grupo, mas sofreu com a saída de Jorge Jesus em meio à pandemia do novo coronavírus

Avatar del

Por Redação do Esporte Interativo

Flamengo defende o título da Libertadores

Flamengo defende o título da Libertadores

Ela está de volta! A Copa Libertadores voltará a ser disputada a partir da próxima terça-feira (15), após pouco mais de seis meses de paralisação em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

E o Flamengo, atual campeão do torneio mais importante do futebol sul-americano, entrará em campo na próxima quinta-feira (17), em confronto direto pela liderança do Grupo A. A equipe visitará o Independiente del Valle, no Equador, em um repeteco da decisão da Recopa Sul-Americana, onde o Rubro-Negro ficou com o troféu.

RESULTADOS E COMO ESTÁ O GRUPO:

O Flamengo venceu seus dois jogos na Libertadores de 2020, ainda sob o comando do português Jorge Jesus. Primeiro, levou a melhor, por 2 a 1, sobre o Junior Barranquilla, na Colômbia, com dois gols de Éverton Ribeiro. Depois, recebeu o Barcelona de Guayaquil no Maracanã e sobrou em campo: 3 a 0, com gols de Gustavo Henrique, Gabigol e Bruno Henrique. 

Apesar dos resultados, o clube da Gávea não é líder do seu grupo, que atualmente tem o Independiente del Valle o encabeçando. A equipe do Equador leva a vantagem sobre os cariocas no saldo de gols (6 vs 4). Enquanto os dois possuem seis pontos ganhos, Junior Barranquilla e Barcelona ainda estão zerados.

QUEM FOI O MELHOR DO TIME:

Nas duas primeiras rodadas, Éverton Ribeiro foi quem mais brilhou pelo Flamengo; na estreia, fez os dois (belos) gols da vitória por 2 a 1, fora de casa, contra o Junior Barranquilla; já na segunda rodada, no 3 a 0 sobre o Barcelona-EQU, no Maracanã, não marcou, mas participou efetivamente da partida, se consolidando como uma espécie de "craque rubro-negro" na Libertadores pré-pandemia

O QUE PREOCUPOU?

O início da Libertadores de 2020 para o time rubro-negro seguiu a toada do segundo semestre de 2019, com os comandados de Jorge Jesus ainda sendo superiores aos rivais. A maior dor de cabeça para a instituição foi a rotina apertada de jogos e o possível desgaste do elenco. Como disputou o Mundial, o Flamengo voltou de férias muito depois dos seus adversários e ainda teve 'competições extras' em seu calendário, como a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.

QUAL É O GRANDE DESAFIO?

Obviamente, o maior desafio do Flamengo atual é ter um padrão de jogo o mais rápido possível sob o comando de Domènec Torrent. O treinador catalão ainda tem trabalho recente no clube e vem oscilando no Campeonato Brasileiro (atualmente, está fora do G4 e já tem mais derrotas do que Jorge Jesus teve durante todo o Brasileirão do ano passado).

Como atual campeão, o Flamengo tem a responsabilidade de manter o favoritismo e terá duas provas de fogo seguidas para provar isso. Serão duas partidas seguidas fora do Brasil, contra del Valle e Barcelona, respectivamente, em confrontos que podem ser o fiel da balança para Dome e sua comissão técnica. 

TIME BASE: COMO ERA E COMO ESTÁ

Na transição Jorge Jesus para Domènec Torrent a principal mudança foi a saída da Rafinha e contratação do chileno Isla, que rapidamente se consolidou na lateral direita; no meio-campo, Thiago Maia vem sendo titular mais vezes que Willian Arão nos últimos jogos, tal como Gustavo Henrique no lugar de Léo Pereira; apesar disso, o técnico catalão tem o conceito de rodízio e roda muito o seu plantel

PRÓXIMOS JOGOS:

Independiente del Valle x Flamengo - Casa Blanca 17/09 - 21h (de Brasília)
Barcelona de Guayaquil x Flamengo - Monumental de Barcelona 22/09 - 19h15 (de Brasília)
Flamengo x Independiente del Valle - Maracanã 30/09 - 21h30 (de Brasília)
Flamengo x Junior Barranquilla - Maracanã 21/10 - 21h30 (de Brasília)

A VISÃO DO ESPECIALISTA PARA O FLAMENGO NO RETORNO À LIBERTADORES:

 
EXCLUSIVO: Reinier fala sobre 'Haalandinho', sonha com Champions no Dortmund e revela que ainda vê o Flamengo
Comentários