Futebol Brasileiro

Ano novo, vida nova: como chegam os quatro grandes cariocas para 2020

Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo estreiam no Campeonato Carioca neste final de semana

Avatar del

Por Redação do Esporte Interativo

Jorge Jesus, Abel Braga, Odair Hellmann e Alberto Valentim comandam Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, respectivamente

Jorge Jesus, Abel Braga, Odair Hellmann e Alberto Valentim comandam Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, respectivamente

O Cariocão de 2020 vai ter bola rolando já neste final de semana, com os quatro gigantes do Estado estreando entre sábado (19) e domingo (20). O Flamengo vem de um 2019 encantado, já que conquistou Libertadores e Brasileirão no mesmo fim de semana. Já Vasco, Fluminense e Botafogo tiveram a temporada passada passada parecidas, sem conquistas, com eliminações nos torneios de mata-mata e, na maior parte do tempo, brigando contra o rebaixamento para a Série B.

E para este ano, será que vão existir mudanças nos times remanescentes de Jorge Jesus e Alberto Valentim, de Flamengo e Botafogo, e nos dos recém-chegados Abel Braga e Odair Hellmann, de Vasco e Fluminense? Para tentar decifrar isso, o Esporte Interativo fez um resumo de como chegam os clubes para esta temporada que está se iniciando. Confira abaixo um resumão de flamenguistas, vascaínos, tricolores e alvinegros. 

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

FLAMENGO

Quem chegou / está chegando: Pedro (atacante – Fiorentina), Gustavo Henrique (zagueiro – Santos), Thiago Maia (meia - Lille), Michael (atacante – Goiás), Thiago (atacante – Náutico) e Pedro Rocha (atacante – Cruzeiro)

Quem saiu / está saindo: Reinier (meia – Real Madrid), Rodinei (lateral – Internacional) e Rhodolfo (zagueiro – Coritiba)

Competições que vai disputar: Campeonato Carioca, Copa do Brasil (entra nas oitavas de final), Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Libertadores da América (está na fase de grupos)

 

PELO QUE VAI ASPIRAR

Carioca: Para o início desta temporada, o Flamengo aposta em uma nova estratégia. O clube vai começar o Estadual com um elenco formado por jogadores jovens e da base. Com o desenrolar do campeonato e a volta das grandes estrelas, o Rubro-Negro será o grande candidato ao título.

Copa do Brasil: Buscando o quarto título da competição, o clube entra nas oitavas de final como um dos favoritos. Sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo tem um elenco capaz de surpreender qualquer adversário do país. 

Brasileirão: Para conquistar o Campeonato Brasileiro, um clube precisa de um elenco forte. Exatamente por isso, o atual campeão Flamengo vai começar a competição como o grande favorito. O Rubro-Negro entrou de cabeça na janela de transferências e montou praticamente dois times que podem brigar pelas primeiras posições.

Libertadores: O Rubro-Negro começa 2020 como o time a ser batido, não só no Brasil, mas na América do Sul. Atual campeão do torneio continental, o Flamengo entra na fase de grupos com adversários mais modestos, como Independiente del Valle e Junior Barranquilla. Com a motivação de jogar a final única no Maracanã, o clube tem ótima perspectiva para conquistar o terceiro título.

TIME BASE

Diego Alves; Filipe Luís, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Rafinha; Willian Arão, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique, Éverton Ribeiro e Pedro Rocha

 

VASCO

Quem chegou: (Abel Braga - Treinador) e Germán Cano (Independiente de Medellín - Colômbia)

 

Quem saiu: Vanderlei Luxemburgo (treinador - Palmeiras), Rossi (atacante - Bahia), Oswaldo Henríquez (zagueir), Clayton (meia - Atlético-MG), Cáceres (lateral-direito - Cerro Porteño), Richard (volante - Corinthians), Valdívia (meia - Avaí), Luiz Gustavo (zagueiro - Goiás), Sidão (goleiro - Figueirense), Marquinho (meia), Danilo Barcelos (lateral-esquerdo - Botafogo), Fellipe Bastos (volante), Bruno Ritter (volante - Manama Club), Dudu (meia - Paraná). 

Competições que vai disputar: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro

PELO QUE VAI ASPIRAR 

Cariocão: o Vasco chega no Campeonato Carioca com a missão de quebrar a hegemonia do Flamengo como um dos seus principas objetivos na competição. Com Abel Braga no comando, o Cruz-Maltino confia nos garotos da base para tal feito, já que o Flamengo não iniciará a competição com o elenco principal por ter disputado o Mundial de Clubes até o final de dezembro. 

Copa do Brasil: o Vasco estreia na primeira fase da Copa do Brasil de 2020 contra o Altos, do Piauí. Campeão em 2011, o Cruz-Maltino tenta chegar o mais longe possível na competição, que de acordo com o passar das fases, pode dar um alívio no caixa do clube. 

Brasileirão: Com apenas um reforço anunciado até então, o Vasco não tem muito o que galgar neste Campeonato Brasileiro de 2020. O clube, que terminou na 12ª colocação em 2019, tem como objetivo repetir uma campanha regular e principalmente, escapar do rebaixamento. 

Sul-Americana: de volta à Copa Sul-Americana depois de dois anos, o Vasco tenta surpreender na competição. Com times teoricamente mais fracos no torneio, o Cruz-Maltino pode conseguir um feito que daria um novo ar nos corredores de São Januário.

Time base:

Fernando Miguel; Yago Pikachu, Leandro Castan, Ricardo Graça e Henrique; Bruno Gomes, Raúl e Marcos Jr.; Talles Magno, Marrony e Germán Cano.

FLUMINENSE

Quem chegou: Fernando Pacheco (atacante - Sporting Cristal), Caio Paulista (atacante – Avaí), Hudson (volante – São Paulo), Felippe Cardoso (atacante - Ceará), Egídio (lateral – Cruzeiro), Henrique (volante – Cruzeiro) e Yago Felipe (meia – Goiás).

Quem saiu: Allan (volante – Atlético-MG), Caio Henrique (Lateral – Grêmio), João Pedro (atacante – Watford), Yony González (atacante – Benfica), Daniel (meia – Bahia), Caio (volante – Atlético-GO), Zé Ricardo (volante – Boavista), Wellington Nem (atacante - Shakthar Donetsk) e Lucão (atacante – Goiás).

Liberados: Agenor, Airton, Brenner, Ewandro e Guilherme.

Competições que vai disputar: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana.

PELO QUE VAI ASPIRAR

Carioca: O Fluminense estreia no Carioca contra o Macaé, em Saquarema, e vai em busca do 32º título estadual de sua história. Com um time comandado por Odair Hellmann, e liderado pelos atletas Nenê e Ganso, o Tricolor chega como um dos favoritos às primeiras posições.

Copa do Brasil: O clube das Laranjeiras começa a sua caminhada rumo ao segundo título da competição contra o Moto Club. Não surge como um dos favoritos, mas sabe que, com a força da sua torcida no Maracanã, pode surpreender os adversários e chegar longe.

Brasileirão: O Tricolor foi um dos clubes que melhor usufruiu da janela de transferências no país. Com contratações pontuais, principalmente no setor ofensivo, o clube busca garantir seu lugar na parte superior da tabela. Apesar de ter uma equipe forte, o Flu ainda precisa de mais organização tática para chegar no patamar de equipes como Flamengo, Palmeiras, Santos e Grêmio.

Sul-Americana: Em 2019, o Fluminense até empolgou seus torcedores, quando chegou às quartas de final. Apesar da decepção pela eliminação para o Corinthians, a equipe mostrou que tem condições de chegar ainda mais longe na segunda competição mais importante do continente em 2020. É um dos grandes candidatos para chegar na fase de mata-mata.

TIME BASE

Marcos Felipe, Gilberto, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Egídio; Henrique, Hudson e Nenê; Caio Paulista, Marcos Paulo e Evanilson.- Técnico: Odair Hellmann

BOTAFOGO

Quem chegou: Danilo Barcelos (lateral-esquerdo - Vasco), Luiz Otávio (volante - Paraná), Bruno Nazário (meia - Athletico-PR), Guilherme Santos (lateral-esquerdo - Paraná), Pedro Raúl (centroavante - Atlético-GO), Alexander Lecaros (atacante - Real Garcilaso), Ruan Renato (zagueiro - Figueirense), Thiaguinho (volante - Oeste), Federico Barrandeguy (lateral-direito - Montevideo Wanderers), Warley (lateral-direito - Santa Cruz). 

Quem saiu: Gabriel (zagueiro - Atlético-MG), Diego Souza (atacante), Rodrigo Pimpão (atancate - CSA), Arnaldo (lateral-direito - Avaí), Valencia (meia - Colo Colo), Ezequiel (atacante - Sanfrecce Hiroshima), Rickson (volante - América-MG), Gilson (lateral-esquerdo), Kieza (atacante - Náutico), Alan Snatos (volante). 

Competições que vai disputar: Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro

PELO QUE VAI ASPIRAR: 

Cariocão: realizando a pré-temporada em Domingos Martins, no Espírito Santo, o Botafogo deposita muita expectativa no Campeonato Estadual de 2020, já que o favorito Flamengo vai usar seus garotos no começo do certame. Com a eliminação precoce da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Alvinegro tem a intenção de mesclar time principal e Sub-20 na competição. É a grande chance de título botafoguense em 2020.

Copa do Brasil: O Botafogo fará sua estreia na primeira fase da Copa do Brasil contra o Caxias, do Rio Grande do Sul. Com eliminações precoces nas duas últimas participações, o Botafogo tenta mudar o cenário e voltar a galgar por títulos importantes no cenário nacional, como o da Copa do Brasil. Mas, a princípio, o objetivo é chegar pelo menos às oitavas.

Brasileirão: Após um 2019 com alguns sustos no Brasileirão, o Botafogo se reforçou bastante para a temporada de 2020 com o foco na competição. O clube que precisou lutar contra o rebaixamento até as últimas rodadas no ano passado, acabou terminando na 15ª colocação, e tem como principal foco nesta temporada, passar ileso e longe da zona de rebaixamento.

TIME BASE

Gatito; Marcinho, Joel Carli, Marcelo Benevenuto e Danilo Barcelos (Guilherme); João Paulo e Alex Santana (Cícero); Leandrinho (Bruno Nazário); Luiz Fernando, Lecaros e Pedro Raúl.

Comentários