Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Clubes e FERJ definem regras para o retorno do Carioca, e esperam "ok" do Governo

Reunião, que foi realizada de forma remota, durou cerca de 3h30; novo arbitral será marcado para definir data de reinício do Campeonato 

Uma das regras para o retorno é a proibição de público durante os jogos
Uma das regras para o retorno é a proibição de público durante os jogos (Foto: Getty Images)

Por Aline Nastari e Clara Mello

Após o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, liberar o futebol no Estado, sem a presença de público, os clubes se reuniram neste sábado (06) para decidirem o futuro do Campeonato Carioca. Durante o Arbitral da FERJ, que durou aproximadamente 3h30, Botafogo, Fluminense, Flamengo e Vasco foram representados por Nelson Mufarrej, Marcelo Penha, Bruno Spindel e Alexandre Campello, respectivamente.

Durante a reunião, apenas Botafogo e Fluminense mantiveram suas posições contra o retorno dos jogos neste momento, por entenderem que o Rio de Janeiro está no pico da pandemia do novo coronavírus. Os representantes dos dois clubes usaram o argumento de que em todas as ligas do mundo que já tiveram seus retornos liberados, tal fato só aconteceu quando as curvas da doença já estavam baixas. Porém, mesmo assim, os dois votaram a favor do protocolo debatido.

Além de Vasco e Flamengo, os clubes de menor expressão no cenário carioca também são a favor do retorno dos jogos. Segundo eles, o campeonato precisa ser concluído o quanto antes porque não há mais o que fazer em relação aos contratos e falta de dinheiro para pagar as contas.

Sobre os estádios, ficou decidido na reunião que a preferência será por Maracanã, Nilton Santos e São Januário. Porém, outros poderão ser utilizados desde que a equipe mandante comprove que toda a higienização do local está em dia.

Por fim, ficou decidido que um novo arbitral será marcado para definir a data de retorno do Campeonato, assim que o Governo do Rio de Janeiro aprovar o Protocolo de Jogos, que será decidido por maioria. Segundo Rubens Lopes, presidente da FERJ, não será aceito o argumento de que algum clube não treinou, pois todos tiveram o mesmo tempo para treinar igual aos demais.

Mais Vistas