Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Clubes e FPF acertam retorno das atividades já na segunda-feira (22)

Após diversas reuniões, pedido dos clubes foi acatado pela Federação Paulista de Futebol; o planejamento terá uma semana para a readaptação dos atletas

FPF estipula período de readaptação aos atletas antes de retomada das atividades
FPF estipula período de readaptação aos atletas antes de retomada das atividades - Divulgação FPF (Divulgação FPF)

Por Victor Lopes

Aos poucos, o futebol está cada vez mais próximo de voltar em São Paulo. Na última quarta-feira (17), o governador do Estado, João Doria, anunciou que os clubes têm permissão de retorno aos treinamentos no próximo dia 1º de julho.

Nesta sexta-feira (19), depois de estranhar a decisão inicial, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nota oficial relatando que fez ajustes no protocolo e estipulou o período de pouco mais de uma semana para a readaptação dos atletas.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do Esporte Interativo, depois de várias reuniões envolvendo as partes, os clubes manifestaram o desejo de iniciar os treinamentos já na segunda-feira (22), começando com a realização de testes físicos, clínicos e fisiológicos. Os treinamentos acontecerão na sequência, após longo período de inatividade causado pela pandemia do novo coronavírus.

Além disso, a FPF reiterou que "todos os ambientes serão devidamente preparados e higienizados".

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Confira na íntegra a nota da Federação:

"A Federação Paulista de Futebol informa que realizou nesta quinta-feira ajustes no Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos do Campeonato Paulista - Série A1 e, no mesmo dia, encaminhou ao Governo do Estado de São Paulo um novo documento.

O protocolo complementar enviado trata da necessidade do processo de readaptação física dos profissionais para que a retomada dos treinamentos, em 1º de julho, seja segura, uma vez que, devido à pandemia, os atletas foram obrigados a paralisar suas atividades por mais de 90 dias, um inédito e danoso período, especialmente para quem depende de sua condição física para exercer seu trabalho.

Assim, a FPF e os clubes receberam com grande satisfação o anúncio do Governo do Estado de São Paulo de que os times poderão se preparar, entre 22 e 30 de junho, de maneira adequada, realizando testes clínicos, físicos e fisiológicos, de forma individualizada.

Como previsto no protocolo, antes do início da readaptação, todos os profissionais deverão ser submetidos a testes de COVID-19. Todos os ambientes serão devidamente preparados e higienizados, com obrigatório uso de EPI’s, conforme determinado pelo Centro de Contingência do Governo de São Paulo.

O futebol paulista segue unido e responsável, zelando, em primeiro lugar, pela saúde de todos. Acreditamos que o entendimento, o consenso e a harmonia estabelecidos entre FPF, clubes e o Governo de São Paulo, comandado pelo Governador João Doria, e Prefeitos são fundamentais para virarmos o jogo."


Mais Vistas