Futebol Brasileiro

Clubes iniciam 'tuitaço' e convocam torcedores em apoio à MP do Mandante

Times que aderiram ao movimento 'Futebol Mais Livre' mostraram união pela Medida Provisória 984, que dá ao mandante de uma partida o direito de transmissão

Avatar del

Por Redação do Esporte Interativo

Clubes mostraram união pela Medida Provisória 984, que dá ao mandante de uma partida o direito de transmissão(Divulgação)

Clubes mostraram união pela Medida Provisória 984, que dá ao mandante de uma partida o direito de transmissão | Divulgação

Os clubes aderentes ao 'Movimento Futebol Mais Livre' realizaram hoje, desde às 19h (de Brasília), um "tuitaço" covocando os torcedores a também apoiarem a MP 984, que dá ao mandante de uma partida o direito de transmissão.

Clubes como Flamengo, Palmeiras, Coritiba, Vitória e Athletico Paranaense foram alguns dos que utilizaram as hashtags #PelaLeiDoMandante e #EntraEmCampoMaia, clamando pela anuência do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

 
 
Logo após as publicações dos clubes, torcedores de diversas equipes também entraram no movimento, pedindo para que os clubes tenham a liberdade de decidirem onde os jogos serão transmitidos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O QUE É A ‘MP DO MANDANTE’?

A Medida Provisória 984, assinada em junho pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, alterou a forma de venda dos direitos de transmissões das partidas do futebol brasileiro.

Atualmente, uma partida só pode ser transmitida caso o canal detenha os direitos de transmissão dos dois clubes envolvidos no jogo. Por exemplo, o grupo Turner só pode transmitir partidas que envolvam Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos – clubes que têm contrato com a Turner.

No caso do 'SporTV', o canal tem o direito de passar os jogos entre os outros 12 clubes com quem tem contrato. São eles: Atlético Goianiense, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Red Bull Bragantino, São Paulo, Sport e Vasco. Dessa maneira, um jogo entre um time da Turner e um time do 'SporTV' não pode ser exibido na TV fechada. 

Com a Medida Provisória, a decisão do direito de transmissão fica a cargo do mandante. Desta forma, o canal que deseje transmitir a partida não precisa ter um acordo com os dois clubes envolvidos, mas somente com o time que jogará em casa.

Comentários