Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Conmebol aprova a obrigatoriedade de testes e faz proibições para retorno da Libertadores e Sul-Americana

Beijo na bola e cuspes no gramado estão proibidos em caso de volta das competições

Competições ainda não têm data para retorno
Competições ainda não têm data para retorno (Foto: Divulgação)

Por Redação do Esporte Interativo

Assim como os campeonatos de alguns países pelo mundo, a América do Sul também ja está se preparando para a possível volta de suas principais competições. Na China e na Alemanha, por exemplo, que foram os primeiros países a anunciar o retorno das atividades esportivas, algumas medidas como uso de máscaras nos reservas, proibição de cuspes no gramado e de troca de camisas serão adotas. Já no continente sul-americano, a nova regra é curiosa: está proibido o beijo na bola.

As medidas estão presentes em um documento divulgado pela Conmebol nesta quarta-feira (13), onde estão inseridas as novas regras aprovadas pela entidade para a volta da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Mesmo sem data prevista, a Conmebol já prepara um possível retorno.

Entre as novas regras, está a possibilidade da obrigatoriedade de jogadores e técnicos realizarem testes para o novo coronavírus. Caso algum atleta ou funcionário do clube se recuse a fazer o exame, não poderá participar dos torneios organizados pela Conmebol. Confira abaixo algumas das novas regras listadas pela entidade:

  • Proibição para jogadores e comissão de cuspir e assoar o nariz antes, durante e depois do jogo na área da competição (campo de jogo e banco de reserva).
  • Proibição para jogadores e comissão de beijar a bola antes, durante e depois do jogo.
  • Obrigatoriedade para jogadores e comissão de submeter-se a controles de temperatura antes das partidas.
  • Obrigatoriedade para jogadores e comissão de usar garrafas individuais de água e bebidas isotônicas.
  • Proibição de trocar ou presentear a camisa ou qualquer outra parte do uniforme com rivais ou companheiros de mesma equipe ou qualquer outra pessoa.
  • Uso obrigatório de máscaras aos jogadores e comissão que se encontram no banco de reservas.
  • Proibido a troca de flâmulas ou presentes entre ambas equipes.
  • No caso de participar de entrevista no campo ou em coletiva de imprensa depois da partida, deverá utilizar máscara ou protetor facial.

Também foi aprovada a medida em relação à lista de inscritos dos clubes nas duas competições. Em caso de retorno, cada time poderá fazer cinco alterações.

Mais Vistas