Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

EXCLUSIVO: Ex-Santo André, Rômulo relembra dificuldades de elenco vice paulista: 'Não tinha campo para treinar'

Lateral direito daquele elenco, Rômulo fez carreira no futebol italiano como meio-campista

Na última temporada, Rômulo jogou pelo Brescia
Na última temporada, Rômulo jogou pelo Brescia - Emilio Andreoli (Getty Images)

Por Gabriel Menezes

Em 2010, o Brasil se encantou por um time do Santos que projetou Neymar, Paulo Henrique Ganso e André para o futebol nacional, além de contar com nomes como Robinho e Arouca, por exemplo. Mas esse elenco santista teve vida dura na final do Campeonato Paulista daquele ano, ao enfrentar o modesto Santo André.

Em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo, o ítalo-brasileiro Rômulo, que se destacou como lateral direito do Santo André naquele ano, contou um pouco mais da experiência de jogar pelo time do ABC paulista e revelou que a equipe transcendeu qualquer expectativa.

"Foi sensacional aquela temporada no Santo André. A maioria dos jogadores daquele grupo saiu para times grandes. Era um time sensacional que, quando foi projetado, foi projetado para que não fôssemos rebaixados. Ninguém imaginava que chegássemos a uma final do Paulista."

Neymar parte pra cima da defesa do Santo André, na final do Paulista de 2010 (Foto: Divulgação/Santos)
Neymar parte pra cima da defesa do Santo André, na final do Paulista de 2010 (Foto: Divulgação/Santos)

Era um grupo sensacional, apesar dos jogadores serem desconhecidos na época, tinha um grande treinador também. Foram 20 jogadores praticamente novos que chegaram e foi algo que marcou bastante mesmo."

Apesar de terem conquistado resultados impressionantes, Rômulo aponta que as dificuldades para o elenco eram enormes, revelando que, em muitas ocasiões, o time não conseguia treinar em um campo profissional.

Santo André chegou à final do Paulistão contra o Santos em 2010 (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)
Santo André chegou à final do Paulistão contra o Santos em 2010 (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)

"O time era muito bem treinado, mas vou te falar: a gente não tinha um campo para treinar. Várias vezes a gente ficava sentado no vestiário quase uma hora e meia esperando pra descobrir se teríamos um campinho ou uma quadra de futsal para treinar."

Muitas vezes treinava numa quadra de futsal, debaixo da arquibancada, só fazendo uma corridinha, algo assim. Então, chegar numa final assim e conseguir empatar em 5x5, num jogo aberto, foi uma experiência bem legal."

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

O jogador, que hoje está sem clube - e mira uma volta ao Brasil - também destaca que o confronto terminou "empatado": na primeira partida, o Santos venceu por 3x2. Na volta, o Santo André devolveu o placar, mas acabou com o vice por conta do regulamento do Paulistão, que dava uma vantagem ao time da Vila Belmiro por conta da melhor classificação na fase de grupos.

"A final terminou 5x5, mas o Santos tinha a vantagem pela classificação na fase de grupos. A gente ainda fez um gol que nos daria o título, mas a bandeirinha anulou e acabamos perdendo o título. Doeu bastante, até porque era um time que tinha uma folha que correspondia a 5% da folha salarial do Santos naquela época."

O time do Santo André de 2010 contava com jogadores como Branquinho (Athletico Paranaense), Bruno César (Corinthians e Sporting, hoje no Vasco), Carlinhos e Rodriguinho (ambos atuaram pelo Fluminense), Nunes e Cesinha (que foram para o Vasco), entre outros nomes.

Rômulo, por sua vez, acabou se transferindo para o Cruzeiro e também passou pelo Athletico, antes de acertar com a Fiorentina e jogar no futebol italiano. Com passagens por Juventus, Lazio, Hellas Verona, Genoa e Brescia, ele também chegou a jogar pela seleção italiana.

Veja os melhores momentos de Holanda 0x1 Itália

Mais Vistas