Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

EXCLUSIVO! 'Queremos fazer um campeonato tranquilo, olhando para cima da tabela', diz Prass

Fernando Prass, atual goleiro do Ceará, fala sobre como o time se preparou para ter um 2020 diferente e suas primeiras impressões nos campeonatos nordestinos 

Fernando Prass fala sobre evolução e reestruturação do Ceará para 2020
Fernando Prass fala sobre evolução e reestruturação do Ceará para 2020 - Pedro Chaves/AGIF (Pedro Chaves/AGIF)

Por Ana Paula Cerveira

De São Paulo para o Ceará, da camisa alviverde para a alvinegra: Fernando Prass, atual goleiro do Vozão, respira novos ares no Nordeste do Brasil e, apesar de toda a questão que o futebol vive por conta do novo coronavírus, mantém bons olhos para a evolução do Ceará.

"Pela ideia de planejamento é fazer um campeonato de maneira mais tranquila, olhando mais para a parte de cima da tabela", declara Prass, em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo.

Só neste início de ano, a equipe já conta com dois fatores importantes. Além de alcançar a marca de, pela primeira vez na era dos pontos corridos, manter-se três anos consecutivos na Série A, também é o único clube da primeira divisão que permanece invicto - em 15 jogos, soma sete vitórias e oito empates. Embora sem tantos tentos, para o recém camisa 1 do clube nordestino, o equilíbrio para ir ainda mais longe está próximo.

"Acho que tivemos momentos em que a defesa oscilou ou o ataque oscilou, no momento em que a gente atingiu um equilíbrio, as coisas correram de uma forma mais natural."

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Foi justamente nesse início histórico que Prass vestiu as luvas para defender o time. O goleiro, que tem grandes marcas em sua carreira, estava há mais de dois anos sem ser titular. Após a saída do Palmeiras, embora tenha recebido outras propostas, o Ceará foi sua escolha. Um time que vem se reestruturando, com projetos e visão para o futuro.

O Ceará vem passando por um processo de reestruturação. A parte financeira toda sanada, um clube sem dívidas. Comprou um CT para base e quitou em dois anos, investiu em estrutura. A ideia não é uma evolução meteórica, acho que é até mais saudável, mais lenta, com uma base mais forte."

Pedro Chaves/AGIF
Até aqui, Ceará está invicto com 15 jogos - sete vitórias e oito empates

Embora tenha se preparado de um lado, adversidades podem ocorrer do outro. O Ceará já está em seu terceiro técnico apenas neste ano de 2020. Começou com Argel Fucks, passou por Enderson Moreira e agora trabalha com Guto Ferreira. A mudança destes treinadores em tão pouco tempo, de acordo com o goleiro, pode retardar a evolução a curto prazo da equipe.

"A gente no começo teve muitas dificuldades, muitos empates. Com o Enderson a gente conseguiu ter resultados e rendimentos melhores. Mas estamos indo para o terceiro treinador nesse começo de temporada, isso dificulta um pouco."

Porém, nem estes impasses, nem a pandemia, impediram Fernando Prass de sentir a vibração da torcida do Vozão. É a primeira vez que o goleiro atua em campeonatos nordestinos e, mesmo com portões fechados e no início de temporada, não deixou de perceber a paixão cearense.

"Eu não dei muita sorte, vamos dizer assim, porque o meu primeiro jogo foi com portões fechados e o último também. E bem agora que estava chegando a fase quente dos campeonatos, que eram as finais, tanto da Copa do Nordeste como do Cearense, parou. Mas dá pra notar que é uma torcida muito apaixonada, um povo muito apaixonado, todo brasileiro é."

Fernando Prass diz que não sabe 'se tem tamanho' para um jogo de despedida no Palmeiras

Mais Vistas