Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Flamengo busca ex-auxiliar de Pep Guardiola, que garante: ‘está pronto’

Rubro-negro ligou para o treinador do Manchester City nesta segunda-feira. Reunião com Domènec Torrent deve acontecer ainda nesta semana.

Pep Guardiola e Domènec Torrent: parceria durou onze anos
Pep Guardiola e Domènec Torrent: parceria durou onze anos

Por Fred Caldeira e Monique Danello

A difícil missão de substituir Jorge Jesus faz com que os caminhos de Flamengo e Pep Guardiola se cruzem: Domènec Torrent, auxiliar do catalão no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, está na mira do rubro-negro. A informação, divulgada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira no UOL no domingo (19), foi confirmada pelo Esporte Interativo junto a fontes ligadas tanto ao Flamengo quanto a Torrent.

Na busca sem urgência por um treinador que siga a escola de Johan Cruyff e Guardiola, o clube carioca vê em Domènec uma interessante possibilidade. Representantes do rubro-negro conversaram com o treinador do Manchester City nesta segunda-feira (20) em busca de mais referências sobre o possível novo comandante, e viajam para a Europa ainda nesta semana para, entre outros compromissos, uma provável reunião com o próprio Torrent na Espanha. O lateral-direito Rafinha, que trabalhou com Pep e Domènec no Bayern de Munique, tem sido a ponte utilizada pelo Flamengo para esses contatos.

Único trabalho de Torrent como treinador foi nos Estados Unidos
Único trabalho de Torrent como treinador foi nos Estados Unidos

Também nesta segunda-feira, o Esporte Interativo indagou Guardiola sobre as qualidades do ex-auxiliar: “tudo o que posso dizer é que ele está pronto. Absolutamente pronto para trabalhar em qualquer país. Está incrivelmente bem preparado e tem muita experiência, então eu não tenho nenhuma dúvida sobre a capacidade dele. Aprendi muito com ele, espero que ele tenha aprendido também com a nossa parceria, e é responsável por parte do sucesso que tivemos no Bayern de Munique e aqui no Manchester City. Fico feliz que o nome dele seja considerado especialmente em meio a esse momento estranho de pandemia, no qual não é fácil tomar decisões”, disse o catalão.

Questionado sobre semelhanças no estilo de jogo, Pep afirmou enxergá-las: “eu acho que sim. Na agressividade com a bola, em sempre buscar o gol, na maneira de defender. Mas claro que cada treinador tem as próprias particularidades, não é como copiar e colar. Pep é Pep, Domènec é Domènec. Antes da nossa parceria, ele já era treinador e tinha o seu próprio método. Aprendi com ele e talvez depois de todo esse tempo ele também tenha aprendido algo comigo.

Pep Guardiola fala sobre Domènec no Flamengo

Auxiliar de Pep desde o início da carreira de treinador do catalão no Barcelona B, Torrent deixou o Manchester City em junho de 2018 para iniciar o próprio sonho de ser técnico principal. Logo em seguida, assumiu o New York City FC - que pertence ao mesmo grupo do primo inglês - onde ficou até novembro do ano seguinte. Neste período, o clube estadunidense alcançou a classificação para a Liga dos Campeões da CONCACAF pela primeira vez na história.

Em entrevista para ao site Globo Esporte, em maio, Domènec revelou que acompanha o futebol brasileiro: "ultimamente vi muito o Flamengo porque estava sendo líder e no fim foi campeão. Olhava o São Paulo, porque lá está Dani Alves, no Flamengo estava Rafinha, e também jogadores que estiveram na Espanha, Filipe Luís por um lado e por outro o Juanfran.”

No tour rubro-negro pela Europa, Portugal também está entre os destinos. Os nomes de Leonardo Jardim e de Marco Silva estão mais distantes, já que ambos indicaram que não deixariam a Europa agora, enquanto o de Carlos Carvalhal ganha força entre as opções viáveis. O Flamengo tem cautela na decisão - quer evitar uma sequência de respostas negativas e aguarda pelo tiro certo na busca da sucessão do legado de Jorge Jesus.

Mais Vistas