Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

RETROSPECTIVA! Os três melhores e piores times do Brasil em 2019

Flamengo se destacou positivamente, enquanto o Cruzeiro foi o destaque negativo

O Flamengo conquistou a Libertadores e foi um dos grandes destaques da temporada I Foto: GettyImages
O Flamengo conquistou a Libertadores e foi um dos grandes destaques da temporada I Foto: GettyImages

Por Redação do Esporte Interativo

Todo ano surgem novos modelos de jogo e até treinadores com inovações táticas no futebol brasileiro. Em 2019, acompanhamos equipes que encantaram o país e outras que enfrentaram grandes crises, desapontando seus torcedores. Confira os três melhores e piores times do Brasil na temporada!

MELHORES TIMES

  • Flamengo

O ano do Rubro-Negro pode ser considerado um dos melhores da história do clube. A equipe começou o ano sendo comandada por Abel Braga, que conquistou o Campeonato Carioca. Em junho, o Mister Jorge Jesus assumiu o time e encantou o país com ótimas atuações, lideradas por Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta. O Flamengo disputou 74 partidas, venceu 49, empatou 16 e perdeu apenas nove. Na temporada, marcou impressionantes 150 gols, e também conquistou o Brasileirão e a Libertadores.

Foto: Raul Sifuentes/GettyImages
Foto: Raul Sifuentes/GettyImages
  • Santos

O Alvinegro Praiano apostou em um técnico estrangeiro na temporada para buscar o tão sonhado título brasileiro, que não vem desde 2004. Jorge Sampaoli conseguiu montar uma equipe bem ofensiva, liderada pelo venezuelano Soteldo e pelo uruguaio Carlos Sánchez. O Santos não conseguiu o título nacional, mas ficou em segundo lugar, quebrando o recorde de pontos (74) do clube paulista no campeonato desde 2006. Em 2019, foram 65 partidas, 35 vitorias, 15 empates, 15 derrotas e 103 gols marcados.

Foto: Divulgação/Santos
Foto: Divulgação/Santos
  • Athletico Paranaense

Comandado por Tiago Nunes, considerado um dos melhores técnicos da nova geração, o Furacão conquistou o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil. Os bons resultados da temporada são consequências de um trabalho contínuo do treinador que vem de anos. Mesmo jogando a Libertadores e a Copa do Brasil ao mesmo tempo, o clube conseguiu a 5ª colocação no Brasileirão. O Athletico Paranaense disputou 72 partidas, com 35 vitórias, 16 empates e 21 derrotas, marcando 103 gols.

Foto: GettyImages
Foto: GettyImages

PIORES TIMES

Na temporada, muitas equipes se destaram positivamente, enquanto outras desapontaram os torcedores, seja pelas fracas atuações em campo ou por crises financeiras vividas fora dele. Confira os três piores times de 2019.

  • Cruzeiro

O Cruzeiro pode considerar 2019 como um dos piores anos de sua história. A temporada até começou bem para o time mineiro, com a conquista do Estadual de forma invicta e segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Liderado por Thiago Neves e Fred, o time passou a conviver com crises financeiras e de relacionamento. Com péssimas atuações, a Raposa ainda foi comandada por Rogério Ceni, Abel Braga e Adilson Batista, e acabou rebaixada para a segunda divisão do Brasileirão pela primeira vez na sua história.

Foto: Fernando Moreno/AGIF
Foto: Fernando Moreno/AGIF
  • Avaí

A equipe de Santa Catarina convive com acessos e rebaixamentos no campeonato nacional há alguns anos. Em 2019, não foi diferente, e a equipe amargou a lanterninha do Brasileirão. Apesar de a temporada ter iniciado com conquista do Estadual, o Avaí não conseguiu emplacar boas atuações e bons resultados ao longo do ano. Com impressionantes 78 partidas disputadas, o clube venceu apenas 24, empatou 19 e perdeu 35.

Foto: Divulgação/Avaí
Foto: Divulgação/Avaí
  • CSA

O ano da equipe alagoana começou com grandes expectativas, principalmente por causa do acesso à Série A e a conquista do Estadual sobre o seu maior rival, o CRB. Porém, a equipe não conseguiu encaixar, foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil para o Mixto, perdeu nas quartas de final da Copa do Nordeste e amargou a 18ª colocação no Brasileirão, sendo rebaxada para a segunda divisão. Em 2019, o CSA disputou 59 jogos, com apenas 18 vitórias, 15 empates e 26 derrotas.

Foto: Divulgação/CSA
Foto: Divulgação/CSA

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Mais Vistas