Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Ranking da IFFHS coloca Flamengo como 4º melhor clube do mundo em 2019; outros quatro brasileiros são top-20

Time rubro-negro sagrou-se campeão do Brasileiro, da Libertadores e chegou à final do Mundial de Clubes do ano passado

Time rubro-negro sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América em 2019
Time rubro-negro sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América em 2019 - Raul Sifuentes/Getty (Raul Sifuentes/Getty)

Por Redação do Esporte Interativo

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou na ultima terça-feira (21) o ranking dos melhores clubes do mundo no ano de 2019, e o Flamengo é quem chama atenção. O Rubro-Negro foi apontado como o quarto mais bem sucedido da temporada, anotando, ao todo, 275 pontos e ficando atrás apenas de Liverpool, da Inglaterra (316), Barcelona, da Espanha (293), e Manchester City, da Inglaterra (284).

Os critérios utilizados pelo grupo, que realiza essa lista anualmente desde 1991, são os seguintes: quatro pontos por vitórias e dois por empates em competições nacionais do nível 1; três por vitória e 1,5 por empate no nível 2; dois por vitória e um por empate no nível 3; e um por vitória e 0,5 por empate no nível 4. Quanto maior o nível da liga em questão, maior o número de pontos somados. Também são contabilizados pontos pelos títulos internacionais conquistados por cada equipe ou até mesmo o avanço à final do Mundial de Clubes da Fifa, por exemplo.

Como o Flamengo venceu o Campeonato Brasileiro (nível 1) e a Libertadores e ainda chegou à decisão no Catar, acabou somando mais pontos que qualquer outro clube brasileiro.

Além do Rubro-Negro, Palmeiras (em 12º), Atlético-MG (em 13º), Grêmio (em 15º) e Internacional (em 18º) são os outros times do Brasil que integram a lista dos 20 melhores na temporada.

Por conta da forma em que os pontos são calculados, há alguns posicionamentos surpreendentes. Casos de Celtic, da Escócia, em quinto; Valencia, da Espanha, em sexto; Wolverhampton, da Inglaterra, em décimo; Dinamo Zagreb, da Croácia, em 11º; além do pouco conhecido Espérance, da Tunísia, em 19º.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Como pontos negativos ficaram Real Madrid, da Espanha, em 21º; Tottenham, da Inglaterra, em 27º; e Borussia Dortmund, da Alemanha, apenas na modesta 116ª colocação.

Veja o ranking completo clicando aqui.

Desde a criação da lista, o único clube sul-americano a terminar uma temporada como o melhor clube do mundo pela IFFHS foi o Atlético Nacional, da Colômbia, em 2016. Naquele ano, o time sagrou-se campeão nacional, da Libertadores da América e ainda ficou com o terceiro lugar no Mundial de Clubes.

Veja a colocação dos clubes brasileiros no ranking da IFFHS:

4- Flamengo
12- Palmeiras
13- Atlético-MG
15- Grêmio
18- Internacional
52- Athletico Paranaense
60- Corinthians
63- Cruzeiro
87- Fluminense
130- Santos
155- Botafogo
189- São Paulo
208- Bahia
275- Fortaleza
290- Goiás
290- Vasco
385- Chapecoense

Mais Vistas