Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

STJD decide, e jogos de Fluminense e Botafogo serão em 28 de junho

Partidas da 5ª rodada do Carioca ocorrerão a partir de 1º de julho; Ferj remarca duelo do Alvinegro

STJD define jogos de Fluminense e Botafogo a partir de 28 de junho
STJD define jogos de Fluminense e Botafogo a partir de 28 de junho (2020 Getty Images)

Por Aline Nastari

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) liberou nesta terça-feira (23) as datas do calendário do Campeonato Carioca, de acordo com o decreto do Prefeito Marcelo Crivella, que suspendeu os eventos esportivos no Rio de Janeiro até 25 de junho. Porém, poucas horas depois, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo César Salomão Filho, divulgou a decisão da liminar, movida por Botafogo e Fluminense, pedindo alteração do calendário. Foi definido que os jogos das equipes, referentes à 4ª rodada, devem ocorrer a partir do dia 28 de junho, enquanto os da 5ª rodada devem acontecer a partir de 1º de julho.

Segue trecho da decisão do Presidente do STJD:

“Por todo o exposto é que DEFIRO EM PARTE a liminar vindicada pelo Fluminense F. C. e pelo Botafogo F. R., para sustar por ora e ad referendum do Tribunal Pleno do STJD do Futebol, os efeitos da decisão do TJD/RJ, determinando assim o adiamento das duas primeiras partidas de retomada do Campeonato aprazadas para as Agremiações Requerentes, devendo as partidas serem realizadas a partir dos dias 28/06/2020 (4ª rodada da Taça Rio) e 01/07/2020 (5ª rodada da Taça Rio), ou outra data após 28.06.2020 a critério da Federação, podendo a FERJ proceder com os eventuais ajustes necessários no calendário do Torneio”

Nesse sentido, a Ferj teve que fazer uma nova alteração no calendário, já que o jogo do Alvinegro pela 4ª rodada estava agendado para o próximo sábado (27). O duelo do Fluminense foi mantido, uma vez que já estava marcado para a data liberada pelo Tribunal: 28 de junho. Dessa forma, na última tabela divulgada pela entidade, as partidas de três dos quatro grandes do Rio, com exceção do Flamengo, estão marcadas para o próximo domingo (28).

Internamente, no Fluminense, a decisão foi considerada positiva. O clube ganhou a liminar parcialmente. O pedido era baseado na questão de tempo para treinar. No entanto, agora farão uma avaliação física para saber as condições de jogo na data estipulada.

Em nota, o Botafogo lamentou a decisão, disse que não vai recorrer, mas que a determinação das datas não conecta com a realidade de vítimas da COVID-19 no país. Segundo o Alvinegro, entrar em campo no momento é uma demonstração de insensibilidade e um mau exemplo para a sociedade. O clube lamentou ainda a postura de componentes durante o Arbitral e os acusou de colocar interesses acima da vida humana. Por último, deixou claro que entrará em campo.

"Quando o Botafogo voltar a disputar uma partida, certamente será sob protesto e luto por aqueles que nos deixaram nesse momento difícil. O Botafogo segue convicto de suas posições ao longo dos últimos meses e orgulhoso por estar no lado certo da história", disse o Alvinegro em nota.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Inicialmente, a Ferj definiu o retorno dos jogos das duas equipes a partir de 22 de junho. Botafogo e Fluminense pediram para retornarem aos gramados apenas em julho. Na reunião de conciliação mediada pelo STJD, o Tricolor chegou a sugerir a data de 29, já que voltou às atividades no último dia 19 e assim teria 10 dias de treinos. A Federação propôs 25 e 28, e as partes não chegaram a um acordo. Portanto, a decisão coube ao Presidente do STJD.

Mais Vistas