Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Atletas se unem em homenagens a George Floyd e manifestações contra o racismo

Jadon Sancho, Marcus Thuram, Weston McKennie, Karl-Anthony Towns e Jaylen Brown tomaram partido e expuseram publicamente seu apoio às manifestações nos Estados Unidos

Sancho não se calou e mostrou um pedido de justiça por George Floyd
Sancho não se calou e mostrou um pedido de justiça por George Floyd - Lars Baron (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

George Floyd não era uma pessoa pública, mas sua morte, gravada e compartilhada nas redes sociais, revoltou o mundo. O estadunidense morreu depois que um policial permaneceu ajoelhado sobre seu pescoço durante nove minutos, mesmo com Floyd estando algemado e afirmando que não conseguia respirar.

A morte gerou protestos grandes em diversos pontos dos Estados Unidos e diversos atletas se pronunciaram sobre o caso. Alguns foram mais longe e somaram junto às manifestações, como Karl-Anthony Towns, pivô do Minnesota Timberwolves, da NBA, e Jaylen Brown, ala-armador do Boston Celtics.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Brown viajou para Atlanta, capital da Georgia, onde nasceu, para não só dar voz como participar ativamente de protestos pela morte de George Floyd, contra a violência policial e pela igualdade racial.

Karl-Anthony Towns, que recentemente perdeu sua mãe em uma batalha contra a COVID-19, também marcou presença em um protesto televisionado que buscou dar visibilidade ao caso.

Rodada deste fim de semana da Bundesliga também foi marcada por manifestações

Na Alemanha, o futebol já voltou. E alguns jogadores usaram as partidas de sábado (30) e domingo (31) como plataforma para se manifestar a respeito do ocorrido em Minnesota.

McKennie (número 2) com a braçadeira homenageando e pedindo justiça a George Floyd
McKennie (número 2) com a braçadeira homenageando e pedindo justiça a George Floyd

No sábado (30), na partida entre Schalke 04 e Werder Bremen, o meio-campista estadunidense Weston McKennie usou uma faixa em seu braço esquerdo com a inscrição "Justiça para George Floyd".

Neste domingo (31), dois jogos ficaram marcados por manifestações de jogadores sobre o caso. Em Borussia Mönchengladbach x Union Berlin, o francês Marcus Thuram, filho do ex-zagueiro Lilian Thuram, mostrou que herdou a consciência política de seu pai.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Depois de marcar um dos gols na goleada de 4x1 de seu time, o atacante se ajoelhou, da mesma forma que figuras como o jogador de futebol americano Colin Kaepernick já fizeram para protestar contra a violência policial. O Twitter do clube replicou a imagem, com a legenda: "Não precisa de explicação."

Na goleada do Borussia Dortmund sobre o Paderborn, por 6x1, Jadon Sancho e Achraf Hakimi também não se calaram. Autores de gols no triunfo, exibiram uma camisa que utilizavam por baixo do uniforme com a mesma inscrição que McKennie usou na braçadeira: "Justiça para George Floyd".

Hakimi, assim como Sancho, exibiu a mesma mensagem (Foto: Getty Images)
Hakimi, assim como Sancho, exibiu a mesma mensagem (Foto: Getty Images)
  • Racismo
  • George Floyd

Mais Vistas