Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Bundesliga esclarece protocolo para retorno em segurança contra a COVID-19

A Bundesliga tem seu retorno marcado para o próximo dia 16, e diversas medidas de segurança serão tomadas contra o novo coronavírus

Bundesliga tem protocolo de segurança para retorno dos jogos
Bundesliga tem protocolo de segurança para retorno dos jogos - Christof Koepsel/Getty Images (Christof Koepsel/Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

A Bundesliga, da Alemanha, será o primeiro campeonato dentre os mais relevantes a retornar com os jogos após paralisação devido ao novo coronavírus desde o dia 11 de março. O próximo sábado, 16 de maio, é a data marcada.


A decisão foi muito debatida por torcedores e admiradores do futebol europeu. Afinal, já é o momento certo para voltar às atividades? Por isso, o Dr. Tim Meyer, um dos líderes da força tarefa do retorno da Bundesliga, esclareceu todos os protocolos e métodos que serão usados para que os envolvidos nas partidas estejam seguros.

O plano para a volta do futebol

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Haverá monitoramento de todas as doenças, principalmente das infecciosas, como a COVID-19, sendo registradas durante todo o campeonato por meio de testes constantes. Além disso, o controle de higiente será ainda mais rígido e todos deverão respeitar o distanciamento social nos treinos e nas partidas ao máximo.

Quarentena dos jogadores

Todos os jogadores passaram por uma quarentena de uma semana antes da volta aos jogos, garantindo que não se contaminem. Os atletas da mesma equipe já tiveram um mínimo contato, porém será a primeira vez que haverá o encontro entre times, e a precaução é importante.

Medidas para os treinamentos

Para chegar aos treinos, cada jogador foi orientado a usar seu próprio carro, sem companhias, e a levar a sua própria garrafa de água para que não haja contato dos demais atletas. Nos vestiários, é necessário manter o distanciamento, além dos banhos serem tomados apenas em pequenos grupos. Tudo também será desinfetado.

Teste dos jogadores

Todos os atletas e os membros da comissão técnica serão testados duas vezes por semana durante a temporada inteira, e só haverá liberação para jogos e treinos caso ambos os testes deem um resultado negativo.

Testes positivos

Caso algum jogador teste positivo, as autoridades serão notificadas imediatamente. Muito provável que essa pessoa seja isolada, como protocolo básico, juntamente com quem tenha tido maior contato, mas a avaliação será feita pelo Governo alemão.

Distanciamento nos estádios

Os estádios serão divididos em três partes. Uma somente para jogadores e membros da comissão técnica; outra para as transmissões de televisão e segurança; e a última para todas as outras funções essenciais ao jogo.

Acesso aos estádios

Jogadores que tenham sintomas da COVID-19 também serão testados pelos médicos do clube antes da ida ao estádio, garantindo que não haja contaminação no local. Dentro das arenas, é muito importante que o distanciamento seja cumprido mesmo entre pessoas da mesma equipe, de 1,5 a 2 metros.

Viagens das equipes

Durante todo o percurso também é necessário respeitar a distância social, evitando que mais pessoas precisem ser avaliadas em caso de teste positivo dentro do grupo. De acordo com a avaliação do contato, serão definidos os riscos entre alto e baixo para quem esteve com um contaminado pelo novo coronavírus.

Imprensa

O número de profissionais da imprensa nos estádios também será reduzido. Além disso, o distanciamento durante as entrevistas continuará como necessário, com possibilidade de instalação de uma proteção de vidro entre o jornalista e o entrevistado.

Mattos diz que Atlético-MG está esperando exames para o novo coronavírus para clube voltar a treinar

Mais Vistas