Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Jogador da Premier League fala sobre medo de revelar sua homossexualidade

Em carta aberta, um jogador anônimo do Campeonato Inglês falou sobre o tabu que existe no esporte e sobre o temor que revelar sua condição poderia 'arruinar sua carreira'

Jogador anônimo divulgou carta falando sobre tabu no futebol com relação à homossexualidade
Jogador anônimo divulgou carta falando sobre tabu no futebol com relação à homossexualidade - Shaun Botterill (2020 Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

A homossexualidade é um grande tabu no futebol. Raríssimos são os casos de jogadores que assumem abertamente essa opção, temerosos de represálias. Neste sábado (11), foi publicada uma carta aberta de um jogador da Premier League, cujos nome e clube que defende não foram divulgados, abordando o tema.

A carta foi promovida pela Fundação Justin Fashanu, uma organização que luta contra a homofobia no futebol. Ela leva o nome do primeiro jogador do Reino Unido que falou publicamente sobre sua homossexualidade. Fashanu se suicidou, aos 37 anos, em 1998.

"Sou gay. Escrever essa carta é um grande passo para mim. Só minha família e um reduzido grupo de amigos sabem da minha sexualidade.", é o início da carta.

Este jogador da Premier League diz que ganha muito dinheiro, mas que ocultar o fato de ser homossexual o faz infeliz.

"Desde que tinha 19 anos sei que sou gay. Como me sinto vivendo assim? No dia a dia pode ser um pesadelo absoluto e isso está afetando minha saúde mental cada vez mais. Meu medo é que revelar a verdade sobre o que sou tornem as coisas piores".

Na carta, o jogador pede que os dirigentes ajudem a eliminar a homofobia do futebol.

"Os que controlam o esporte devem educar os fanáticos, os jogadores, os treinadores, os empresários e os donos de clubes, basicamente todos envolvidos no jogo".

Por fim, o jogador anônimo fala sobre o medo que outros atletas homossexuais têm de revelar sua opção.

"Os jogadores têm muito medo de dar esse passo enquanto ainda estão jogando. Porque eles podem jogar no lixo vários anos de uma carreira lucrativa, mas você não pode pôr um preço na paz mental e eu não quero viver assim para sempre".

Didier Drogba: gols e títulos de uma grande carreira na Europa
  • Pemier League

Mais Vistas