Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

La Liga apresenta protocolo de retorno aos clubes com regras contra o coronavírus

A La Liga projeta retorno para o próximo mês, e os clubes deverão seguir o protocolo à risca para diminuir ao máximo o contágio do novo coronavírus

La Liga projeta retorno no dia 12 de junho
La Liga projeta retorno no dia 12 de junho - Getty Images (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

Após a paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, os clubes europeus começam a preparar o retorno. A Bundelisga, da Alemanha, fez sua reestreia no último sábado (16), e agora a La Liga, da Espanha, também projeta retorno.

De acordo com o 'The Guardian', um protocolo preparado pela organização do campeonato e apresentado aos clubes espera que 197 pessoas participem das partidas quando o futebol no país voltar.

Além disso, o documento pede que jogadores e arbitragem realizem testes para a COVID-19 um dia antes de entrarem em campo, com a temperatura medida ao chegar nos estádios. Também não poderá haver aperto de mão antes do jogo, mas não há nenhuma regra que impeça as comemorações nos momentos de gol.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Outra proposta é que os locais no estádio e no entorno sejam divididos em três zonas: verde e azul no interior das arenas, controlando o número de funcionários em cada parte, e vermelho no exterior, com o objetivo de impedir a aglomeração de torcedores.

Os atletas do time da casa terão horários escalonados para chegarem ao local do jogo, e os visitantes chegarão depois, no ônibus da equipe. Se houver mais de 25 pessoas, será necessário utilizar dois veículos.

Para viagens, as equipes poderão usar, somente, voos ou trens fretados, respeitando o distanciamento físico em todo o tempo de viagem ou de concentração nos hotéis. Após os testes 24 horas antes da partida, cada jogador deve ter um certificado médico para ser liberado a jogar.

A chegada ao estádio deve ser com luvas e máscaras, além de serem disponibilizados vários pontos de álcool em gel para as mãos, aplicados necessariamente antes do jogo. Os vestiários serão desinfetados e selados um dia antes. Os kits individuais serão distribuídos em sacos plásticos, e os jogadores serão obrigados a trocar o uniforme no intervalo.

Também será proibida a entrada de imprensa além dos detentores de direitos de transmissão e da mídia dos clubes. As listas completas de todos os participantes dos jogos serão fornecidas com antecedência e as entrevistas coletivas após a partida serão realizadas virtualmente.

Contudo, a volta do futebol espanhol ainda depende da aprovação do governo, apesar dos times já terem permissão para treinos coletivos para até 10 jogadores. O esperado é que a La Liga retorne no dia 12 de junho, com jogos todos os dias e o fim do campeonato no dia 31 de julho.

Javier Tebas, presidente da liga, disse que o risco para os jogadores é "praticamente zero" se os protocolos de treinamento e partidas forem seguidos à risca.

Denilson revela motivo de não ter ido a Copa de 2006

Mais Vistas