Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Média de gols de Messi é superior à de contemporâneos, mas fica atrás de lendas do passado

Média de gols por jogo do argentino não fica tão próxima de lendas como Pelé, Eusébio, Puskás e Gerd Müller, mas ultrapassa com facilidade CR7, Lewandowski e Luisito Suárez

Messi está acima de contemporâneos em termos de média de gols por jogo
Messi está acima de contemporâneos em termos de média de gols por jogo - Denis Doyle (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

Lionel Messi já se colocou no panteão dos maiores jogadores da história do futebol. Afinal, o argentino venceu a Bola de Ouro seis vezes e é o maior vencedor da história do prêmio. Além disso, tem inúmeros recordes quebrados e é o maior que já vestiu a camisa do Barcelona. Seus números chamam muita atenção. Mas e se compararmos eles aos seus grandes rivais contemporâneos e a algumas lendas do passado?

Em relação a seus principais rivais na atualidade, Messi é bastante superior quando analisamos sua média de gols por jogo. Nesta comparação, levamos em consideração Robert Lewandowski, Cristiano Ronaldo e Luisito Suárez, seu companheiro de Barça.

Levando a comparação para atletas de décadas muito anteriores ao surgimento do argentino como jogador profissional, analisamos os números do artilheiro alemão Gerd Müller, além de nomes verdadeiramente lendários como Eusébio, o Pantera Negra, Puskás, o brihante húngaro e, claro, o Rei Pelé.

O gol histórico de Lionel Messi sobre o Bayern do caído Jérôme Boateng

Nos dias de hoje, os números provam: Messi está acima de todos

Com 699 gols na carreira, somando-se as atuações por Barcelona e seleção argentina, Messi tem média de 0,81 gols por jogo (foram 860 jogos). O número é suficiente para colocá-lo bastante acima de Robert Lewandowski, que vem acumulando cada vez mais gols na Bundesliga. O polonês tem média, na carreira, de 0,69 gol por partida.

Luis Suárez, se levarmos em conta sua carreira na Europa e com a seleção uruguaia, tem média ainda mais baixa: "apenas" 0,64 gols a cada jogo. Cristiano Ronaldo, o jogador mais comparado nesta década, também fica abaixo. O português estufou as redes adversárias mais vezes (725), mas também entrou em campo em mais oportunidades (1003). Sua média acaba sendo de 0,72 gol por jogo.

 

Além disso, trazendo a comparação para um dos maiores centroavantes que o Brasil já teve, Ronaldo, Messi segue à frente. O Fenômeno terminou a carreira com média de 0,67 gol/jogo. Antes de sua primeira lesão no joelho, ele chegava próximo do argentino e tinha 0,80 gol/jogo.

Comparado a jogadores do passado, Messi está abaixo de verdadeiras lendas

No passado, era mais comum ver jogos com muito mais gols. E, apesar de alguns jogadores terem muitos gols anotados em amistosos, como é o caso de Pelé, preferimos não diferenciar essas partidas.

Dessa forma, a média de Pelé é de 0,93 gol por jogo ao longo de sua carreira, tendo marcado 1282 gols em 1363 partidas. Como já foi pontuado, a média de Messi é de 0,81 gol/jogo.

 

Mas a média de Pelé não é a maior de todas. Eusébio, o Pantera Negra, tem - segundo dados encontrados no 'Expresso.pt' e no site da Federação Portuguesa de Futebol - média de 0,95 gol/jogo (774 tentos em 809 partidas).

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Puskás, o Major Galopante, tem uma média ainda maior que a da lenda portuguesa. Em dado encontrado no 'Bleacher Report', o húngaro teria anotado 0,97 gol/jogo ao longo de sua carreira, incluindo as passagens por Honvéd, Real Madrid e a seleção húngara.

 

Mais Vistas