Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Messi abre o jogo sobre vontade de sair do Barcelona, revela drama familiar e garante que não iria à Justiça

Argentino confirmou que não saiu porque diretoria do clube não lhe permitiu rescisão de contrato

Messi explicou tudo que envolveu sua saída
Messi explicou tudo que envolveu sua saída - David Ramos (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

Nesta sexta-feira (4), Lionel Messi anunciou, de vez, qual seria seu destino. Depois de comunicar à diretoria do Barcelona que pretendia deixar o clube, o craque argentino acabou revelando que ficará no clube, pelo menos, por mais uma temporada.

Em entrevista ao 'Goal', o camisa 10 culé abriu o jogo sobre tudo que envolveu seu desejo de deixar o clube, as repercussões disso em sua família, a briga com a diretoria e muito mais.

O momento em que Messi avisou a família que estava buscando deixar o clube causou "um drama"

Segundo o argentino, sua esposa, Antonella, e seus filhos, tiveram problemas para aceitar que viver em Barcelona não seria mais uma realidade. O jogador afirmou que, quando contou aos familiares que pretendia deixar o clube, uma choradeira enorme aconteceu. Mas ele reafirmou sua vontade de competir ao mais alto nível - algo que, no Barça, não tem feito, em sua avaliação.

"Quando avisei meu desejo de sair para minha esposa e meus filhos, foi um drama brutal. A família inteira começou a chorar, meus filhos não queriam sair de Barcelona, não queriam mudar de escola."

 

Mas eu queria competir ao mais alto nível, vencer títulos, competir na Champions League. Você pode vencer ou perder, porque ela é muito difícil, mas tem de competir, pelo menos. Não se quebrar como em Roma, Liverpool, Lisboa. Tudo isso me levou a pensar nessa decisão".

Além disso, o atacante afirmou que não tomou a decisão especificamente por conta do vexame contra o Bayern de Munique. Messi revelou que passou toda a temporada afirmando ao presidente Josep Maria Bartomeu que pretendia sair.

Bayern não toma conhecimento do Barcelona e aplica goleada histórica: 8 a 2

"Disse ao clube e ao presidente que queria sair. Fiz isso o ano todo. Achei que o clube precisava de mais gente jovem, gente nova, e pensei que minha etapa no Barcelona tinha terminado. Foi um ano muito complicado. Foi difícil e chegou um momento que quis buscar novos objetivos, novos ares. Não por causa do resultado contra o Bayern."

O presidente sempre disse que, ao final da temporada, eu poderia decidir se queria ir ou ficar. No final, ele não cumpriu com sua palavra."

Apesar de confirmar que fica, Messi segue fazendo críticas à diretoria

Como foi dito desde o início, quando Marcelo Bechler, correspondente do Esporte Interativo, afirmou que Messi queria deixar o Barcelona, um dos principais motivos para que o argentino buscasse novos ares era a falta de um projeto que lhe agradasse no Barça.

Na entrevista em que abre o jogo sobre tudo que envolveu esse desejo de sair, Messi confirma a informação, indicando que a falta de um projeto bem estruturado é um problema antigo do clube.

"Me custou muito decidir. Isso não vem do resultado contra o Bayern, vem de muitas coisas. Sempre disse que queria terminar a carreira aqui e sempre disse que queria ficar aqui. Que queria um projeto vencedor e ganhar títulos com o clube para seguir engrandecendo a lenda do Barcelona a nível de títulos."

A verdade é que faz tempo que não há projeto nem nada, que vão fazendo malabarismo e tapando buracos a medida que as coisas vão acontecendo."

Além disso, o argentino pontua que Bartomeu sabia de sua intenção de deixar o clube desde muito antes da polêmica se instaurar. No entanto, o mandatário "não ligou" para o que Messi lhe falava.

"Durante todo o ano, eu dizia ao presidente que queria sair, que tinha chegado o momento de buscar novos rumos na minha carreira. Ele disse sempre que 'já falamos, que não, que isso e aquilo', mas nada. O presidente 'não dava bola' ao que eu estava dizendo. Mandar o burofax foi a maneira de tornar oficial que queria sair. Não era para ir contra ao clube, era só para tornar oficial minha decisão."

E por que Messi ficou, afinal de contas?

Messi explicou que o fator principal para seu "fico" foi a postura do presidente Bartomeu em relação ao comunicado oficial de sua saída. O argentino confirmou que o mandatário só lhe deixaria sair caso alguém pagasse a cláusula de rescisão de seu contrato, avaliada em 700 milhões de euros (R$ 4,3 bilhões).

Bartomeu (ao centro) é um dos principais pivôs da crise no Barcelona (Foto: Getty Images)
Bartomeu (ao centro) é um dos principais pivôs da crise no Barcelona (Foto: Getty Images)

"Eu pensei e tinha certeza de que estava livre para sair. O presidente sempre falou que, ao final da temporada, eu podia decidir se saía ou não. Agora eles se apegam ao fato de que eu não falei antes de 10 de junho, sendo que em 10 de junho, estávamos jogando por LaLiga em meio a esse péssimo momento do coronavírus, que mudou toda a temporada."

É por isso que vou continuar no clube. Porque o presidente me disse que a única maneira de sair era pagar 700 milhões de euros (R$ 4,3 bilhões), a multa rescisória, e isso é impossível."

Messi ressalta que até poderia ir à Justiça contra o Barcelona, mas que nunca pensou nisso como uma possibilidade de conseguir sua saída. Tudo por conta de seu sentimento em relação ao Barça.

Messi, mesmo caindo, consegue bater no cantinho e vence Ospina

"Havia outra maneira e seria ir à Justiça, mas eu nunca iria para a Justiça contra o Barça, porque é o clube que amo, que me deu tudo desde que cheguei. É o clube da minha vida, fiz minha vida aqui. O Barça me deu tudo e eu dei tudo a ele. Nunca passou pela minha cabeça levar o Barça para a Justiça."

"O mundo do futebol tem muita gente falsa"

Questionado se, em meio a toda a confusão, Messi se sentiu sozinho, o craque foi sucinto: quem importava estava do seu lado. Mas, sem citar nomes, criticou parte da imprensa espanhola e até pessoas próximas a quem chamou de falsas. E reforçou que ama o Barcelona.

"Não me senti sozinho. Estiveram ao meu lado os que sempre estão. E isso me basta e me fortalece. Mas me senti mal com as coisas que escutei das pessoas, da imprensa, de gente colocando em dúvida meu barcelonismo e dizendo coisas que creio que não merecia. Também me serviu para ver quem é quem."

Esse mundo do futebol é muito difícil e tem muita gente falsa. O que aconteceu serviu para reconhecer a muita gente falsa que tinha em consideração. Me doeu quando colocaram em dúvida o amor que tenho por esse clube. Por mais que saia ou fique, meu amor pelo Barça não mudará nunca."

Fã de Messi, Alphonso Davies revela que não conseguiu camisa do craque argentino: 'Acho que ele estava chateado'

Mais Vistas