Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Morre, aos 60 anos, Diego Armando Maradona, lenda do futebol argentino

Maradona sofreu parada cadíaca em casa e acabou não resistindo nesta quarta-feira

Morre, aos 60 anos, Diego Armando Maradona, lenda do futebol argentino
Morre, aos 60 anos, Diego Armando Maradona, lenda do futebol argentino - Marcos Brindicci (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

Luto no futebol mundial. Morreu nesta quarta-feira, aos 60 anos, Diego Armando Maradona, ídolo e lenda do futebol argentino. Ele sofreu uma parada cardíaca em casa e acabou não resistindo.

'D10S', como era conhecido, estava trabalhando como treinador do Gimnasia La Plata, clube que assumiu em setembro de 2019. Ele também teve passagens por Textil Mandiyú, Racing e Riestra, da Argentina; Al-Wasl e Fujairah, dos Emirados Árabes; e Dorados de Sinaloa, do México, além da própria seleção argentina.

No entanto, foi como jogador que Maradona transcendeu os campos e virou sinônimo de religão. Por quase todos os times em que passou, ele fez história. Destaques para Argentinos Juniors, Boca Juniors, seu clube do coração, Barcelona e, principalmente, o Napoli, onde conquistou a Copa da Uefa 1989, dois Campeonatos Italianos, em 1987 e 1990, uma Copa da Itália, em 1987, e uma Supercopa da Itália, em 1990.


Seu exemplar desempenho pelos partenopei fez com que ele ganhasse o prêmio de Melhor Jogador do Mundo eleito pela revista 'World Soccer', que dava as premiações antes da 'France Football', em 1986. Além disso, naquele ano, ele liderou a seleção argentina rumo ao título da Copa do Mundo do México.


Fora do campo, porém, Maradona colecionou polêmicas, tanto em seus tempos de jogador como também de treinador. Em 1991, na maior delas, o craque foi pego no exame antidoping, dando positivo para cocaína. Mais tarde, acabou suspenso por 15 meses do futebol ao ser ligado à máfia napolitana e acabou entrando em depressão.


De qualquer forma, nada que apagasse a carreira brilhante de um dos maiores jogadores da história, colocado no mesmo panteão de outros, como Pelé, com quem obteve uma sadia rivalidade pelo posto. Ambos não chegaram a atuar concomitantemente, mas chegaram a se encontrar fora das quatro linhas. Na primeira vez, o brasileiro, aos 39 anos, deu conselhos valiosos ao argentino, então um garoto de 18 anos, começando a despontar no futebol.


Diego Armando Maradona deixa cinco filhos - Dalma, Gianinna, Diego Sinagra, Jana e Dieguito Fernandes, com quatro mulheres diferentes.

Mais Vistas